O Escritório do Programa MAAWS do Exército dos EUA concedeu à Saab um contrato para aquisição do Carl-Gustaf® M4, também conhecidos como Multi-purpose Anti-Armor Anti-personnel Weapon System (MAAWS) e M3A1 no Exército dos EUA.
O pedido incluirá entregas das armas para o Exército e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. O contrato tem um valor total de US$ 16 milhões e é concedido sob um contrato atual de ID/IQ.
A Saab fornecerá o Carl-Gustaf para continuar apoiando o em Exército e no Corpo de Fuzileiros Navais.
“Na Saab, estamos sempre nos esforçando para apoiar a infantaria com soluções leves que facilitam seu trabalho. Esta ordem tornará os soldados e fuzileiros navais mais ágeis graças ao peso reduzido e ao aumento da capacidade em comparação com a versão anterior atualmente em operação. Além disso, este pedido aumentará a interoperabilidade entre serviços, alianças e parcerias, com o Carl-Gustaf M4”, disse Erik Smith, presidente e CEO da Saab nos EUA.
O Carl-Gustaf M4 aumenta a flexibilidade tática, permitindo que os soldados lidem com qualquer situação.
Construído para satisfazer os requisitos futuros, é compatível com dispositivos avançados de controle de tiro e preparado para munição especializada, colocando tecnologia avançada na ponta dos dedos das forças. A ampla gama de munições oferece extrema flexibilidade tática, pronta para qualquer situação de combate, proporcionando engajamento mais rápido, maior probabilidade de acerto e maior eficácia.
O sistema Carl-Gustaf® de armas leves, agora em sua quarta geração, está em uso em mais de 40 países diferentes, incluindo muitos aliados da OTAN.