A Saab espera receber nos próximos meses o contrato de produção do governo sueco para o fornecimento da nova geração de submarinos, enquanto está finalizando as negociações para a atualização de meia-vida dos submarinos classe Gotland.
A Suécia aprovou no mês passado a encomenda de dois novos submarinos A26 da Saab, que no ano passado comprou a unidade de defesa naval da ThyssenKrupp e a rebatizou de Saab Kockums.
A Saab, que fabrica os caças Gripen e equipamentos militares que vão desde mísseis a sistemas de radar, tem o objetivo de expandir suas atividades navais e ajudar a Suécia a satisfazer as suas necessidades para a concepção, produção e manutenção de submarinos e navios de guerra.
A Saab vê potencial de exportação do A26 para a Holanda, onde fez uma parceria com a Damen, bem como para a Noruega e Polônia.
Com relação a modernização dos submarinos classe Gotland, os executivos da Saab disseram que ela vai prolongar a vida útil do submarino construído em 1990 para além de 2025, contando com melhores sistemas de vigilância e de energia.
As atividades navais da Saab representaram em 2014, cerca de 14 % das suas receitas.