No dia 14 de abril, a empresa de defesa e segurança Saab participará da Airport Infra Expo 2016, em Brasília (DF). Além de apresentar soluções para a melhoria da eficiência na gestão de aeroportos, a Saab promoverá um workshop: Gestão de Operações de Superfície (Air side).
Durante a última década, o transporte aéreo brasileiro cresceu 3,5 vezes acima do PIB. Entretanto, o Brasil ocupa a 131ª posição no mundo, com relação à qualidade da infraestrutura aeroportuária. Tradicionalmente, o serviço de Vigilância de Superfície era oferecido como extensão do serviço de Controle de Tráfego Aéreo, dentro de uma perspectiva de prestação de serviço, por diferentes órgãos da administração pública.
“Neste cenário, investimentos na área de Vigilância de Superfície eram objeto de planejamento de longo prazo, sujeito a um orçamento extremamente contingenciado, tendo como foco principal a segurança das operações, conforme determinado pelos órgãos reguladores”, comentou Sergio Martins, diretor de Soluções de Tráfego Aéreo para a América Latina da Saab. ”Hoje, com a privatização dos aeroportos de maior movimento, torna-se relevante contemplar soluções de alta tecnologia, cujo foco principal seja promover mais eficiência aos serviços aeroportuários, sem prejuízo da segurança”.
Os pacotes de concessões aeroportuárias no Brasil, que permitiram a criação de concessionárias aeroportuárias privadas, promoveram um ambiente competitivo, que torna muito relevante a eficiência dos serviços prestados nos principais aeroportos brasileiros. Neste ambiente, em que atuam as concessionárias, as tomadas de decisão são orientadas para o aumento de eficiência operacional, como forma de aumento de lucratividade – sem abrir mão da segurança. O mesmo já acontece nos principais aeroportos do mundo, como Nova York, Paris e Hong Kong, que modernizaram a gestão das operações de superfície, com enorme impacto na percepção dos passageiros quanto ao serviço de transporte aéreo.
”A eficiência da Vigilância de Superfície tem impacto direto no resultado financeiro da concessionária, das empresas aéreas e dos demais stakeholders operando no ambiente aeroportuário”, comentou Martins. ”Uma mudança de paradigma está em curso. A cultura A-CDM (Airport Collaborative Decision Making) propõe um novo modelo de atuação de todas as entidades envolvidas na atividade aeroportuária, baseado no compartilhamento de informações e no aumento da consciência situacional, na busca da máxima eficiência das operações de superfície”.
Workshop – Gestão de Operações de Superfície (Air side) AIRPORT INFRA EXPO 2016
Data: 14 de abril de 2016 (Quinta-feira)
Hora: das 10h às 16h
Local: Airport Infra Expo 2016 – Sala 1
Endereço: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 – Brasília (DF)
Programação
10h Abertura do Workshop – Sergio Martins, diretor de ATM da Saab
10h10 Perspectiva do DECEA – Brigadeiro do Ar Gustavo A. Camargo de Oliveira, diretor do Cindacta 1
11h Perspectiva da ANAC – Alberto Gonçalves de Pinho, superintendente de Infraestrutura Aeroportuária
11h20 A iniciativa pioneira do RIOGaleão – Paulo Sérgio de J. Barcellos, gerente do Apron Control
11h40 Experiência em Controle de Pátio – Andreas Montag, gerente de Projetos da Frankfurt Airport Services
12h Painel de debates
14h Consciência Situacional de Superfície – Sergio Martins, diretor de ATM da Saab
14h20 Safegate – Niclas Svedberg, gerente de Desenvolvimento de Negócios
14h40 Saipher – Luiz Moreira, diretor de Produto ATC/ATM
15h O posicionamento da Infraero Serviços – superintendente de Projetos, Custos e Procedimentos de Engenharia da Infraero
15h30 Painel de debates