Composto por sensores de multilateração instalados na superfície do aeroporto e pelo software Aerobahn Surface Manager, da Saab, a plataforma compartilhada permite que todos os agentes que operam na superfície do aeroporto – como as empresas aéreas, os ground handlers e os prestadores de serviços de emergência – visualizem, em tempo real, a posição das aeronaves e veículos. Esse compartilhamento de informações proporciona agilidade às operações em superfície, resultando em reduções significativas de custos operacionais e atrasos de voos.
“A capacidade de tráfego dos aeroportos está intimamente associada à velocidade e eficiência com que se desenvolvem as atividades entre o pouso e a decolagem de cada aeronave – o chamado tempo de turn around. Ou seja, quanto menor o tempo de turn around, mais voos as companhias aéreas podem operar”, diz Anders Carp, chefe da unidade de negócios de Gestão de Tráfego dentro da área de negócios de Vigilância, da Saab. “Com a plataforma compartilhada de vigilância de superfície, o Aeroporto Tom Jobim deverá aumentar sensivelmente os níveis de eficiência em sua operação, ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível e a emissão de CO2”, completa.
“Nós entendemos a importância do software Aerobahn nos aeroportos dos Estados Unidos que utilizam essa solução porque os operadores aeroportuários conseguem gerenciar os pátios com muito mais eficiência”, disse Carlos Rodriguez, gerente de operações do RIOgaleão. “Além disso, o sistema é uma ferramenta catalizadora e geradora de informações sobre a área de movimento do aeroporto, então, podemos aumentar a eficiência das operações do RIOgaleão em relação às interfaces estratégicas e táticas”.
Além de fornecer ferramentas para o gerenciamento das operações em superfície, em tempo real, a plataforma compartilhada de vigilância de superfície da Saab grava os movimentos de aeronaves e veículos para auxiliar investigações e análises de eventos críticos, como incidentes e congestionamentos. Com relatórios estatísticos detalhando o uso das pistas, portões e outros recursos do aeroporto, os operadores recebem uma imagem muito melhor sobre o andamento das atividades no aeroporto e onde as melhorias podem ser feitas.
A solução Aerobahn e o sistema de multilateração da Saab já são utilizados em diversos dos aeroportos mais movimentados do mundo, com resultados impressionantes, incluindo, nos Estados Unidos, o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, e o Aeroporto Internacional Atlanta Hartsfield-Jackson (ATL), na Georgia. Dois anos após implementar o sistema Aerobahn, o ATL, maior aeroporto do mundo em tráfego de passageiros, reduziu significantemente os tempos de táxi, proporcionando economia operacional de US$ 97 milhões em combustível e atrasos.
“O aumento do uso do transporte aéreo na América Latina, ao longo da última década, veio evidenciar a necessidade de melhoria da infraestrutura aeroportuária. Por isso acreditamos que, em breve, outros operadores aeroportuários adotarão mecanismos mais eficientes de gestão dos procedimentos realizados na superfície dos aeroportos”, explica Carp.
O Aeroporto Internacional Tom Jobim recebeu aproximadamente 17 milhões de passageiros em 2015 e tem a expectativa de atingir mais de 80 milhões de passageiros em 2039.
A Saab fornece soluções de Gestão de Tráfego Aéreo para clientes de aviação civil, aeroportos e companhias aéreas em mais de 40 países em seis continentes.
FONTE: Publicis Consultants