O Erieye é um sistema de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C, na sigla em inglês de Airborne Early Warning & Control), com capacidade multifunção e multimissão capaz de reforçar a integridade territorial e a segurança nacional.
Acoplada a aeronaves utilizadas em altas altitudes, a antena de radar de vigilância amplia substancialmente o campo de visão, muito além do que é possível, por exemplo, com radares de solo.
Ao ampliar o horizonte, o Erieye possibilita que as decisões e ações das autoridades sejam tomadas com muito mais rapidez, pois estão munidas de informações superiores. “Uma aeronave de alerta patrulhando a cerca de 10 mil metros de altitude, equipada com o Erieye, tem um horizonte de radar superior a 500 mil quilômetros quadrados e é capaz de avistar um objeto do tamanho de um jet-ski, independentemente das condições climáticas”, explicou Stefan Behre, diretor de vendas da Saab para América Latina. “E isso faz toda a diferença quando se está em ações, por exemplo, de vigilância de fronteiras ou de busca e salvamento”.
O Erieye tem design leve, ideal para a integração em aeronaves de passageiros de médio porte, como o Saab 2000 e o Embraer 145.
Operacional desde 1996, o sistema é utilizado em oito países, incluindo, Brasil, Suécia e México.
FONTE: Saab