Saab é um parceiro chave no projeto de conscientização da situação marítima não tripulada da UE

A empresa de defesa e segurança Saab participará de um projeto de ação preparatória financiado pela UE chamado OCEAN2020. O projeto irá demonstrar tecnologias para aumentar a consciência situacional em um ambiente naval usando sistemas não tripulados.

OCEAN2020 surgiu como a proposta vencedora no âmbito do programa de ação preparatória da UE sobre pesquisa de defesa. A seleção competitiva foi realizada pela Agência Européia de Defesa e será contratada nas próximas semanas. O projeto consiste num consórcio que representa 15 Estados-Membros da UE, liderados por Leonardo.

Durante 2018-2020 serão organizadas duas demonstrações ao vivo. A primeira está programada para ser realizada fora da costa mediterrânea italiana em 2019, com a segunda demonstração ao vivo no Mar Báltico em 2020. A Saab, com o apoio da Marinha sueca, coordenará a demonstração ao vivo a ser realizada no Mar Báltico.

“Haverão meios ativos tripulados e não tripulados que participarão em cada uma das demonstrações ao vivo. A Saab está contribuindo com uma configuração do sistema de gerenciamento de combate naval 9LV, com interfaces para outras partes e recursos participantes, incluindo sistemas não tripulados da Saab”, diz Katarina Björklund, Vice-Presidente Estratégia de Grupo, Saab. “Vários meios de várias empresas e institutos diferentes formarão um sistema de sistemas e, em conjunto, fornecerão uma Imagem Marítima Reconhecida”.

A UE pretende lançar um Programa Europeu de Pesquisa em Defesa (EDRP) com um orçamento proposto de € 500 milhões por ano. O objetivo é melhorar a competitividade e a inovação no sector da defesa europeia e estimular a cooperação entre os Estados-Membros e a indústria. A Ação Preparatória sobre Pesquisa de Defesa (PADR), testará a infra-estrutura e a capacidade da indústria para tal cooperação. Este projeto é o maior projeto financiado pelas chamadas anunciadas no âmbito da ação preparatória da UE sobre pesquisa de defesa.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile