A Saab e a empresa de defesa norte-americana Raytheon concluíram com sucesso uma série de testes de vôo guiados para a munição Guided Carl-Gustaf lançada no ombro, apresentando um sistema de orientação a laser semi-ativo. Os testes foram realizados na Mile-High Range em Sierra Blanca, Texas, Estados Unidos e no Saab Bofors Test Center em Karlskoga, Suécia.
Os testes na Suécia, realizados de 25 a 26 de setembro de 2019, ocorreram na presença de uma audiência internacional. Três munições foram disparadas no total; dois contra alvos estáticos e um contra um alvo em movimento. Um laser semi-ativo foi usado para guiar as munições para atingir o alvo. Outras tecnologias de busca (por exemplo, IR de imagem) também foram demonstradas como soluções opcionais para o produto final.
A demonstração na Suécia incluiu ainda testes dinâmicos de ogivas contra vários alvos. O sistema de armas Carl-Gustaf da Saab é usado pelas Forças Armadas dos EUA e pelas forças terrestres de mais de 40 outros países. A munição guiada permitirá que as Forças Armadas atinjam com precisão alvos fixos ou móveis até e além de 2.000 metros. O alcance aumentado, em combinação com a capacidade de espaço confinado, oferecerá às tropas maior flexibilidade tática ao selecionar uma posição de tiro.
“A munição guiada Carl-Gustaf é um próximo passo na evolução do sistema Carl-Gustaf. Será a munição Carl-Gustaf mais avançada de todos os tempos e oferecerá maior precisão, minimizará os danos colaterais e proporcionará excelente desempenho com precisão pontual e capacidade de múltiplos alvos ”, diz Görgen Johansson, chefe da área de negócios da Saab Dynamics.
“Raytheon e Saab têm trabalhado juntas para iniciar o desenvolvimento de uma munição guiada de precisão que penetrará em vários tipos de alvos, como armaduras leves, bunkers e estruturas de concreto a longas distâncias. Essa munição superará os adversários em potencial e, ao mesmo tempo, diminuirá os danos colaterais, tornando-a uma arma ideal para lutar sob regras restritas de combate”, diz Sam Deneke, vice-presidente da Raytheon Land Warfare Systems.
Em 2017, a Saab anunciou sua parceria com a Raytheon para desenvolver novas armas para as forças de infantaria. A munição Guiada Carl-Gustaf foi projetada para aumentar a capacidade do sistema de armas multifuncionais, comprovado em combate, lançado pelo ombro, Carl-Gustaf.
FONTE: Saab
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN