A Saab recebeu pedidos das Forças Armadas da Letônia e da Estônia para fornecimento do Carl-Gustaf® M4. As entregas ocorrerão entre 2021 e 2024.
As encomendas estão em um acordo assinado pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV), em junho de 2019, que permite à Suécia, Letônia e Estônia fazerem pedidos para os sistemas de armas Carl-Gustaf M4 durante um período de dez anos.
“Temos o prazer de anunciar a Letônia e a Estônia como nossos clientes mais recentes do Carl-Gustaf M4. As duas nações têm uma história de mais de duas décadas do sistema Carl-Gustaf da Saab. Esperamos fortalecer ainda mais suas capacidades de combate terrestre com a versão mais recente do sistema ”, disse Görgen Johansson, chefe da área de negócios da Saab Dynamics.
“O lançador de granadas antitanque de nova geração Carl-Gustaf M4 é definitivamente um grande passo a frente para um soldado que foi treinado neste campo e lidou com versões mais antigas, o M2, especialmente em termos de andar com uma arma. Essa aquisição conjunta é um exemplo muito bom de cooperação com os países vizinhos, onde as partes chegaram ao melhor acordo, economicamente mais vantajoso. A cooperação de defesa entre os países é uma das maneiras mais importantes de aumentar a capacidade de defesa da nossa região”, diz Ramil Lipp, chefe do Centro de Investimento em Defesa da Estônia.
“A aquisição da mais nova geração do Carl Gustaf, é um marco importante na cooperação báltica e nórdica. A aquisição conjunta oferece benefícios econômicos significativos para a Letônia e a Estônia, além de aumentar a interoperabilidade regional e o treinamento das forças aliadas. A aquisição do Carl-Gustaf M4, juntamente com as aquisições de munições, também melhora muito as capacidades operacionais das Forças Armadas Nacionais da Letônia e abre caminho para a modernização a, longo prazo, de nossas forças armadas”, disse Artis Pabriks, ministro da Defesa da Letônia.
O Carl-Gustaf M4 é a versão mais recente do sistema de armas multifuncional portátil. Oferece aos usuários uma gama de opções de engajamento e permite que as tropas permaneçam ágeis e eficazes em qualquer cenário. Ele se baseia nos formidáveis recursos do sistema, oferecendo um maior grau de precisão, mais leve e compatibilidade com inovações futuras.
O M4 também é compatível com sistemas de mira inteligentes e futuros desenvolvimentos tecnológicos, como munição programável. Desde o lançamento em 2014, a Saab assinou contratos com treze nações diferentes para o Carl-Gustaf M4.