A Saab Sensor Systems UK opera a partir das instalações em Fareham, com uma equipe também localizada em Farnborough. A equipe qualificada em Fareham produz e integra principalmente o novo Deployment Set, uma configuração do radar AESA 3D Giraffe 1X altamente móvel, compacto, de implantação rápida e baseado em software. Isto aumenta a capacidade de produção da Saab para o Giraffe 1X Deployment Set e as primeiras unidades já estão em produção na unidade de Fareham.
A Saab Sensor Systems UK também atuará como um Centro de Excelência, desenvolvendo a Propriedade Intelectual do Reino Unido no domínio de radar. Também crescerá para manter os radares existentes em serviço com o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD), como os radares de defesa aérea Giraffe 1X, Giraffe AMB e os radares de localização de artilharia MAMBA (Arthur).
Toda a unidade da Saab em Fareham gera 400 empregos em funções estabelecidas e futuramente em diversas atividades comerciais.
“Este anúncio da nossa nova unidade de produção em Fareham é o mais recente passo do crescimento da Saab UK e segue de perto a nossa recente aquisição da BlueBear. Iniciar sistemas de sensores significa centenas de empregos qualificados, economicamente valiosos e uma nova capacidade industrial de defesa no Reino Unido para nossos clientes”, disse Dean Rosenfield, Diretor Geral da Saab UK.
O Ministro de Aquisições de Defesa, James Cartlidge, disse que “Saúdo o investimento da Saab no Reino Unido, criando centenas de empregos qualificados e apoiando nossa base industrial de defesa. Estou ansioso para esta nova instalação apoiar as nossas Forças Armadas na utilização de capacidades avançadas de radar”.
A unidade de Fareham da Saab UK tem crescido desde o anúncio em fevereiro de 2023, da expansão de seu negócio de Sistemas Subaquáticos de veículos autônomos e operados remotamente da Seaeye. Em todo o Reino Unido, a Saab possui oito unidades focadas em engenharia de software, robótica subaquática, serviços de treinamento, radares e muito mais.
A presença da Saab UK tem crescido rapidamente, com o número de funcionários quadruplicando através de consolidação, aquisição e crescimento orgânico, reunindo o melhor da inovação sueca e britânica.
FONTE: Saab