Rússia planeja ter seu primeiro destróier de nova geração em 2018

O comando naval russo espera receber seu primeiro destróier de nova geração em 2018. Embora ainda as suas características técnicas sejão desconhecidas, especula-se que o navio teria propulsão nuclear.

Engenheiros do escritório de projetos navais Severnoye continuam trabalhando no projeto do destróier avançado da Classe Líder, encomendado pela Marinha russa, relatou a agência TASS, citando o vice-comandante da Marinha, Viktor Bursuk.

“O trabalho em curso é para o projeto de uma nova geração de destróiers, que superem significativamente os navios de seu tipo em suas características táticas, técnicas e de armamento” disse Bursuk. Conforme relatado anteriormente, uma fonte não identificada do setor industrial russo, disse que no momento é realizado o projeto do conceito do navio. Os parâmetros básicos, deslocamento e o tipo de planta de propulsão, será definido este ano.

A Comissão Industrial Militar russa, uma agência estatal dirigida pelo próprio presidente Putin, espera receber o projeto inicial em 2018, enquanto que uma fonte anônima do setor da indústria de defesa observou que o primeiro navio não será construído antes de 2023-25.

O deslocamento dos navios da classe Líder deve variar entre 10.000 e 15.000 toneladas e poderão ser alimentados por um reator nuclear. De acordo com a fonte citada pela TASS, os navios serão armados com mísseis de cruzeiro Caliber e Onyx e também serão armados com a versão naval do sistema S-500, para defesa antiaérea.

A nova classe de destróier deve substituir os navios dos projetos 956 e 1155, que atualmente são os mais numerosos navios de guerra russos.

FONTE: RT

Sair da versão mobile