Cada um dos navios da classe Mistral, que estão sendo construídos para a Marinha russa, terá um grupo aéreo formado por trinta helicópteros compostos por modelos do Ka-52K e Ka-29 Helix B, relatou o jornal Izvestia nesta quarta-feira (19.09).
“Este grupo aéreo do porta-helicóptero será baseado em terra para garantir a rápida substituição dos helicópteros, seja para reparos ou no caso de uma perda em combate”, informou o jornal citando uma fonte do Ministério da Defesa.
O navio da classe Mistral é capaz de transportar 16 helicópteros, quatro embarcações de desembarque, 70 veículos blindados e 450 homens.
“O número real de helicópteros a bordo vai variar de acordo com as tarefas operacionais”, disse esta fonte.
Protótipos de uma versão naval do helicóptero de ataque Ka-52 Alligator estão em construção, e os testes de voo estão previstos para começar em 2014.
O Ka-29 Helix B foi originalmente concebido para a Marinha soviética para assalto heli-transportado e sua adaptação para o Mistral será menos demorada e com custo mais baixo.
Rússia e França assinaram um contrato de US$ 1,2 bilhão para construção de dois navios da classe Mistral, incluindo a transferência de tecnologia, em junho de 2011. Mais dois navios deverão ter 80% de sua construção executada na Rússia e 20% na França.
O primeira navio da classe está previsto para entrar em serviço na Marinha russa em três anos, que planeja usá-los em suas frotas do Norte e do Pacífico.
LEIA TAMBÉM: