Carro Automatizado Instrumentado para Perícia, Observação, Resgate e Ataque a Artefatos Suspeitos e Cargas Perigosas
O Projeto CAIPORA trata-se de um robô com características inovadoras no que compete a detecção, manuseio e desativação de artefatos suspeitos e cargas perigosas, como também, apropriado para operar como ferramenta investigativa, logística e preventiva para ações que possibilitem risco de incidente ao ser humano.
O CAIPORA é composto por um robô base (plataforma) e dois mini-robôs de reconhecimento e observação. O robô base possui um braço articulado, sistema de radiotransmissão multimeio, tecnologia de tolerância a falhas, câmeras com zoom e com infravermelho, sistema de iluminação e tem estrutura preparada para acoplar outros acessórios. Os mini robôs – um aéreo e outro terrestre multiterreno – tem tecnologia de comunicação sem-fio com o robô base ou via GPRS, e sistema de câmera.
O CAIPORA é um dos produtos desenvolvidos pela Armtec Tecnologia em Robótica em associação com a Synergy Defesa & Segurança (financiamento do FINEP). O robô foi um dos destaques do WSTM 2013, realizado no QG do Exército Brasileiro em Brasília, na última semana.
CAIPORA armado com fuzil M-16A2. Nessa configuração, o robô pode ser usado para acessar furtivamente um área fechada e executar um tiro de misericórdia controlado a distância, abrindo caminho para a ação de Forças Especiais
>
Principais Características Gerais:
Pode operar mesmo em caso de tombamento; Multiterreno; Multifuncional (acoplamento de mini robôs e braço robótico à sua estrutura); Sistema de tração por esteiras; Dimensões para permitir o acesso ao interior de prédios; Capacidade para subir escadas de até 35°; Autonomia de 2h à 4h; Controle via rádio frequência com alcance de até 3km em campo aberto; Carga útil de até 30 kg; Velocidade de até 2 km/h.
>
Principais Características do Braço:
Alcance do braço robótico de até 1m; Capacidade de carga do braço robótico estendido: até 10kg; Permite posicionar a garra sob veículo cuja altura do solo seja a partir de 20 cm.
O CAIPORA lado a lado com seus primos pesados do Batalhão de Blindados e Batalhão Anfíbio de Fuzileiros Navais na Ilha do Governador, RJ (Todas as fotos via Armtec Tecnologia em Robótica)
FONTE: T&D – Paulo Maia