A MBDA recebeu do Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) um contrato avaliado em £ 550 milhões para a produção do sistema de mísseis SPEAR, conhecido no Reino Unido como SPEAR3, é um míssil de cruzeiro em miniatura.
O SPEAR será a principal arma de ataque de médio a longo alcance da aeronave de combate F-35 do Reino Unido, permitindo derrotar alvos desafiadores, como sistemas móveis de defesa aérea de longo alcance em alcances além do horizonte (Over-The-Horizon), em quaisquer condições de clima e em ambientes altamente contestados.
Os lançamentos guiados de SPEAR terão início dentro de 18 meses de um caça Eurofighter Typhoon, com a produção de mísseis e lançadores começando em 2023. O novo contrato segue a implementação bem-sucedida do contrato de fase de desenvolvimento de armas para o SPEAR, celebrado em 2016, e a contratação de integração de SPEAR no F-35 em 2019.
Éric Béranger, CEO da MBDA, disse que “a MBDA está muito satisfeita por receber este contrato, ele é o resultado de muitos anos de trabalho árduo de nossa equipe de engenharia, altamente dedicada e qualificada. Armas de isolamento, habilitadas para rede e de enxame são uma parte fundamental da visão da MBDA, e o SPEAR está liderando o caminho com essas tecnologias. É a arma mais avançada tecnicamente de seu tipo”.