Movendo-se no sentido de completar a sua tríade nuclear, a Índia vai ativar o reator atômico a bordo do submarino nuclear INS Arihant na próxima semana, abrindo caminho para sua implantação operacional pela Marinha em breve.
“Estamos nos preparando para os testes no mar do Arihant,” disse o chefe do DRDO, VK Saraswat.
“O reator nuclear a bordo do INS Arihant será ativada na primeira semana de junho”, disseram fontes do desenvolvimento do submarino nuclear.
A tríade nuclear, é a capacidade de disparar mísseis nucleares a partir de terra, ar e mar. Depois que o reator nuclear é ativado, as agências poderão trabalhar para aprontar o submarino para os testes operacionais em breve.
O INS Arihant foi submetido a ensaios na base de submarinos da Marinha em Vishakhapatnam e iniciará os testes de mar após o reator nuclear ser ativado.
O DRDO também preparou um míssil nuclear de médio alcance BO-5 para ser implantado no Arihant e seu último teste de desenvolvimento foi realizado em 27 de janeiro na costa da Vishakhapatnam.
O submarino nuclear vai ajudar a Índia a alcançar a capacidade de entrar em alto-mar, sem a necessidade de ir a superfície por longos períodos.
Submarinos convencionais diesel-elétricos tem que vir à superfície em intervalos regulares para carregar suas baterias.
FONTE: Indiatimes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval