O programa Challenger 3 atingiu um marco importante. O contrato foi agora assinado com a Rheinmetall BAE Systems Land (RBSL) para entregar um novo sistema de blindagem modular no Challenger 3 Main Battle Tank (MBT).
Projetada pelos principais especialistas em blindagem do Defence Science and Technology Laboratory (DSTL) e desenvolvida em conjunto com a RBSL, a nova blindagem modular proporciona uma mudança radical na capacidade de sobrevivência do MBT. Com os testes iniciais de integração realizados em 2023, a RBSL irá agora testar, fabricar e integrar a nova blindagem nos tanques Challenger 3.
A maior capacidade de sobrevivência proporcionará maior proteção aos soldados contra as ameaças mais perigosas que o Challenger 3 enfrentará. O investimento nesta capacidade crítica será benéfico para o Exército Britânico agora e no futuro. O Challenger 3 será um componente-chave das futuras equipes de combate da Brigada Blindada do Exército e da contribuição do Reino Unido para a dissuasão da OTAN.
Este contrato é uma parte fundamental da Estratégia da Indústria Terrestre, gerando propriedade intelectual britânica, mantendo a cadeia de abastecimento nacional e garantindo competências no Reino Unido.
O programa Challenger 3 não só fornecerá um MBT, como também irá regenerar a capacidade industrial crítica no Reino Unido, beneficiando do melhor da engenharia e produção britânicas, ao mesmo tempo que mantém competências valiosas em todo o país.
O contrato de blindagem aprimorada proporcionará capacidade industrial de classe mundial para a fabricação de soluções de blindagem.