As equipes do Challenger 3 do Centro Operacional de Equipamentos Terrestres da DE&S e do Exército Britânico, juntamente com os parceiros da Rheinmetall BAE Systems Land (RBSL), têm trabalhado para progredir no ritmo do programa CR3 e agora anunciam que foi aprovado a Revisão Crítica de Projeto (Critical Design Review – CDR) antes do previsto. Isso segue a Revisão de Projeto Inicial (Initial Design Review – IDR) realizada em março de 2022 e é o ponto alto de muito trabalho colaborativo.
O CDR significa que o projeto do MBT foi acordado e que a RBSL pode agora começar a construir os protótipos CR3.
O trabalho foi realizado sob um contrato de £ 800 milhões concedido à RBSL em 2021 para entregar 148 blindados atualizados e totalmente digitalizados ao Exército Britânico a partir de 2027.
Os subcontratos da cadeia de suprimentos foram concedidos a empresas do Reino Unido, contribuindo para a agenda de nivelamento do governo. Após duas revisões de design importantes, o trabalho para modernizar e expandir a unidade de produção da RBSL, em Telford, onde também será fabricado o Boxer, está quase concluído.
A equipe também realizou testes bem sucedidos de um novo sistema de blindagem de última geração que protegerá o MBT, uma capacidade soberana do Reino Unido baseada em um projeto DSTL e fabricada pela RBSL. Paralelamente, e seguindo o desafio de aceleração do Secretário de Estado da Defesa, o trabalho está em andamento para entregar os blindados mais cedo.
Fora do contrato principal, mas um facilitador futuro importante, está a integração simultânea do Trophy MV Active Protection System (APS). Isso está progredindo bem nas fases de Conceito e Avaliação, com uma demonstração bem-sucedida realizada em novembro de 2022.