Tel Aviv, 16 de março de 2021 – A Rafael Advanced Defense Systems e a Organização de Defesa de Mísseis de Israel (IMDO), do Ministério da Defesa de Israel, concluíram com sucesso uma campanha de testes do Sistema de Defesa Iron Dome (IDDS). Esta campanha, junto com dois testes recentes de Iron Dome, demonstrou uma atualização significativa das capacidades tecnológicas do sistema. O Iron Dome foi testado em uma série de cenários complexos e interceptando e destruindo alvos com sucesso, simulando ameaças existentes e emergentes, incluindo a interceptação simultânea de vários UAVs, bem como uma salva de foguetes e mísseis.
Esta campanha ocorreu em um local de testes ao sul de Israel, com a participação de soldados da IAF. A nova versão do sistema Iron Dome será entregue à IAF e à Marinha para uso operacional e fortalecerá as capacidades de defesa antimísseis de Israel.
O contratante principal para o seu desenvolvimento é a Rafael Advanced Defense Systems Ltd. pelo IMDO do Ministério da Defesa de Israel. O radar MMR do sistema é desenvolvido pela ELTA, uma subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), e o Battle Management Center (BMC) é desenvolvido por Rafael e mPrest, uma subsidiária da Rafael.
Com mais de 2.500 interceptações de combate, a uma taxa de sucesso de 90%, o desenvolvimento do Iron Dome (Cúpula de Ferro) começou em dezembro de 2007. O Iron Dome serve como sistemas de missão dupla, altamente móveis, projetados para derrotar mísseis VSHORAD, bem como foguetes, artilharia e ameaças de morteiros (C-RAM), aeronaves, helicópteros, UAVs, PGMs e mísseis de cruzeiro.
O desenvolvimento do Iron Dome continuou ao longo dos anos e seus recursos hoje incluem uma cobertura mais ampla, um espectro mais amplo de interceptação de ameaças, a capacidade de lidar com salvos de alto volume e muito mais.
Ministro da Defesa de Israel, Sr. Benny Gantz:
“As capacidades tecnológicas desenvolvidas pelas indústrias de defesa, incluindo o Iron Dome e a matriz de defesa antimísseis multicamadas, são centrais para a defesa do Estado de Israel. Diante das ameaças emergentes e em rápida mudança, essas novas capacidades fornecem o escalão político e estabelecimento de defesa com a flexibilidade operacional que é crítica para a nossa segurança nacional. Gostaria de agradecer às equipes de engenharia do IMDO e Rafael, pois graças a eles, os cidadãos de Israel podem dormir em paz à noite.”
Chefe da Organização de Defesa de Mísseis de Israel no Ministério da Defesa, Sr. Moshe Patel:
“Trinta anos após a primeira Guerra do Golfo, que levou ao estabelecimento da Organização de Defesa de Mísseis de Israel, e dez anos após a primeira interceptação operacional do Iron Dome, alcançamos um salto significativo nas capacidades tecnológicas do sistema. Nas três campanhas de teste conduzidas nos últimos meses, o sistema Iron Dome demonstrou excelentes capacidades contra ameaças em evolução, incluindo interceptar salvas de foguetes e mísseis com sucesso, bem como interceptar vários UAVs simultaneamente. A nova configuração do sistema Iron Dome será entregue a IAF para uso operacional e fortalecerá ainda mais o sistema de defesa antimísseis multicamadas do Estado de Israel”.
Brigue. Gen. (Res.) Pini Yungman, EVP, gerente geral da divisão de defesa aérea e antimísseis de Rafael:
“Rafael e IMDO vêm atualizando continuamente as capacidades do Iron Dome na última década, melhorando constantemente seu desempenho tecnológico e operacional, e nossa abordagem voltada para o futuro nos permite abordar as ameaças projetadas que estão surgindo ao nosso redor. As capacidades que foram demonstradas neste último teste irá garantir proteção adicional para o Estado de Israel.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Rafael Advanced Defence Systems