Por Luiz Padilha
A Saab está no Brasil há mais de 50 anos, fornecendo para as Forças Armadas brasileiras, equipamentos modernos e, mais do que nunca a partir do ano passado, com a aquisição da Atmos sistemas, atual Saab Sensores e Serviços do Brasil, a devida assistência técnica dentro de um estruturado apoio logístico integrado.
Recentemente com a opção pelo caça Gripen E/F no escopo do programa FX-2, a Saab aumentou ainda mais sua participação no Brasil, com um portfólio gigante que abrange diferentes segmentos.
Gotemburgo – A casa de radares da Saab
Com um importante polo econômico, industrial e comercial, onde relevantes empresas de marca mundiais, tais como a Volvo e a Saab estão instaladas, Gotemburgo conta com universidades e institutos de altíssimo nível, como a Universidade de Gotemburgo, a Universidade Técnica Chalmers e a KTH Royal Institute of Technology. Estes centros de formação proporcionam para o parque industrial e setores de serviços as mais variadas capacidades de incorporar em seus quadros uma mão de obra de excelência, atuando na área de desenvolvimento de novos produtos, neste caso, o desenvolvimento de novos radares.
A área de R&D (pesquisa e desenvolvimento) e seus processos de criação e inovação são uma constante, e a Saab se mantem na vanguarda com seus produtos sempre no estado da arte. Os radares Saab, foram aperfeiçoados através da adição de novas tecnologias, como a Active Electrically Scanned Array (AESA), nas versões para terra e mar, da já conhecida família Giraffe de sistemas de vigilância e controle de aérea em 3D.
A incorporação de circuitos de Nitreto de Gálio (GaN) nos radares da família Giraffe, trouxe uma capacidade multifuncional mais eficaz para atuar nos diversos cenários da guerra contemporânea.
A capacidade multifuncional significa que os radares executam funções simultâneas para:
* Vigilância aérea e de superfície automática e ‘track-on-jam’
* Classificação de alvos incluindo helicópteros e mesmo pequenos UAVs (unmanned aerial vehicles) “hoverando” e em movimento
* Indicação com alta precisão para engajamento de sistemas de armas antiaéreos e antissuperfície
* Alerta 360º para armas hostis disparadas como morteiros/foguetes
* Designação de alvos para mísseis terra-ar de longo alcance
O desenvolvimento rápido e consistente dos radares de tecnologia AESA foi baseado em processos sinérgicos, para combater ameaças cada vez mais difíceis e com tempos de reação cada vez menores. O grande diferencial da Saab é possuir essa família de radares que podem equipar desde pequenas embarcações não tripuladas, navios patrulha até porta aviões, isso sem falar na parte terrestre, que podem ser utilizados para controle de tráfego aéreo móvel, ou apoio as ações de fogos de contrabateria (solução ARTHUR – acrônimo para “Artillery Hunting Radar” “Radar de caça de artilharia”, sistema de radar contra bateria, em operação por exemplo pelo Exército Britânico, sob o nome Mobile Artillery Monitoring Battlefield Radar ou Mobile Artillery Monitoring Battlefield Asset MAMBA).
Pode-se observar o amplo portfólio de radares da Saab para Vigilância Aérea; Defesa Aérea Terrestre; Detecção, Alerta e Capacidade de Detecção de Drones é composto pelos radares: Giraffe e Sea Giraffe 1X – Giraffe e Sea Giraffe AMB – Giraffe e Sea Giraffe 4A, Giraffe 8A e sistema localizador de armas Arthur.
Giraffe 1X e Sea Giraffe 1X
São radares compactos multicanais AESA 3D, que operam na Banda X com transmissores de Nitrato de Gálio, tecnologia solid state e capacidade de formação de feixe digital empilhado. Medindo 1,10 m de cada lado e pesando menos de 200 kg, o Giraffe 1X, possui poucas partes conferindo-lhe baixa manutenção.
O Giraffe 1X possui também capacidade para dar suporte a helicópteros/UAVs e operações anti-pirataria, sendo indicado para operações litorâneas. Na versão naval, realiza busca aérea e de superfície em 3D com alcance de 100 km, identificando alvos para o sistema de armas do navio, com alto grau de automação.
O Sea Giraffe 1X, por ser um radar de custo similar à radares 2D existentes hoje no mercado, podendo ser uma ótima opção para equipar navios de patrulha de águas marrons e azuis.
Giraffe AMB e Sea Giraffe AMB
O Giraffe AMB é um radar de vigilância multifunção que utiliza a tecnologia 4D / 3D Agile Multi Beam. Operando na banda C e com um alcance de 180 Km, o Giraffe AMB é capaz de detectar alvos pequenos na superfície, mísseis Sea Skimmer, ameaças assimétricas como pequenos Drones e tudo num curto espaço de tempo, proporcionando ao operador a rapidez necessária para agir.
O Giraffe AMB possui também Extensive Electronic Counter-Counter Measure (ECCM) e potência de transmissão no modo normal e modo furtivo (LPI).
Devido a sua efetividade, o Sea Giraffe AMB foi escolhido por Marinhas como a US Navy (LCS Independence Class), Royal Thay Navy (Fragatas), Royal Australian Navy (Camberra Class) e Royal Canadian Navy (Halifax Class).
Avaliação da US Navy para Sea Giraffe AMB (SPS 77)
“Escolhemos o Sea Giraffe porque forneceu o melhor desempenho comprovado para o custo determinado e atendeu e excedeu todos os requisitos do programa Littoral Combat Ship (LCS).” “O Conselho de Inspeção e Pesquisa da Marinha (INSURV) identificou que o USS Independence (LCS 2) sistema de combate ‘detectou e engajou’ 98 sequências de 100 pontos possíveis. O desempenho do Sea Giraffe foi fundamental para alcançar o desempenho desejado.”
Carlo Zaffanella
Vice-presidente, Open Combat Solutions
General Dynamics
Giraffe 4A e Sea Giraffe 4A
O Giraffe 4A é um radar com tecnologia AESA de vigilância de médio/longo alcance que trabalha na banda S (E/F). Projetado para receber facilmente up-grades e se manter pronto atuar contra novas ameaças. Em testes de campo com o novo Giraffe 4A, o radar cumpriu ou ultrapassou o desempenho esperado, demonstrando funcionalidade impressionante contra alvos pequenos e anti-jamming.
O Giraffe 4A é um radar multifuncional 360⁰, com controle de feixe elétrico em azimute e elevação, altamente eficaz para vigilância aérea, defesa aérea, possui total autonomia podendo ser transportado em um único contêiner ISO de 16 pés (altura: 2,3 m, peso: 8500 kg), com gerador incluso. Em apenas 57 segundos o radar é arriado e o caminhão pode se movimentar para outra área, reduzindo assim a possibilidade de ser atacado pelo inimigo.
Mais de 100 sistemas Giraffe AMB / Sea Giraffe AMB estão em Operação, sendo usados pela Suécia, EUA, França, Reino Unido, Austrália, Estônia, e mais um país não divulgado. O sistema é comprovado em combate e em todas as zonas climáticas (Ártico, Deserto e Litoral), operando 24 horas por dia, 7 dias por semana durante as campanhas da ONU / OTAN, tendo alta disponibilidade (+ de 150.000 horas) de funcionamento.
Outra grande vantagem é possuir um mastro dobrável, e em menos de 10 minutos o radar é ativado. Sua versatilidade inclui a possibilidade de ser transportado por aeronaves como C-130 e KC-390 da Embraer.
O Sea Giraffe 4A possui a versão com antenas fixas ou a versão rotativa, que executa uma varredura 360º em 3D até 70º com 60 rpm, fornecendo uma taxa de atualização do alvo sem precedentes, juntamente com a cobertura de alta altitude e precisão monopulse.
O radar detecta simultaneamente alvos pequenos e rápidos movendo-se em todas as altitudes e direções, além de detectar alvos muito pequenos próximos a superfície, como por exemplo, um periscópio. Após a detecção e identificação do alvo, o radar envia ao sistema de armas as informações para o uso do armamento antiaéreo ou antissuperfície.
O Sea Giraffe 4A possui a capacidade Electronic Counter-Counter Measure (ECCM) para atuar em um ambiente ECM complexo. Métodos de luta contra interferências (jamming) estão incluídos, tais como, transmissão intermitente (ou aleatória) para confundir ESMs hostis e mísseis anti-radiantes, seleção automática de frequência menos congestionada, detecção jammer automática e rastreamento em ambos azimute e elevação e Constante False Alarm Rate (CFAR) para rejeitar os falsos alarmes causados por jamming, dentre outros.
Giraffe 8A
O Giraffe 8A é um radar AESA 3D de longo alcance que opera na banda S, e tem a capacidade de detectar e monitorar mais de 1.000 alvos simultaneamente e mais de 100 mísseis balísticos.
Quando integrado a um Sistema Integrado de Defesa Aérea, o radar reforça um conjunto de sensores que permitem a constante vigilância aérea sobre a área designada. O radar simultaneamente procura, detecta, acompanha mísseis balísticos de curto e médio alcance.
Além da cobertura aérea ele possui capacidade para monitorar toda a área marítima dentro de seu alcance, fornecendo a cobertura necessária para o controle de entrada e saída de meios navais e assim, auxiliando a guarda costeira, a polícia e os serviços de emergência.
Saab Arthur Weapon Locating System
Arthur é um radar projetado para localização de armas (WLS), com mobilidade única e facilidade de operação. Todo o sistema pode ser integrado em qualquer veículo de combate grande o suficiente para transportar a antena de 3 metros. Assim, não há necessidade de um veículo específico na frota devido à pegada logística muito baixa dos radares. Ele possui assinatura infravermelho baixa (IR) e de guerra eletrônica (EW). Usado corretamente, é muito difícil de ser detectado e atingido com armas térmicas ou de radar.
Em combate, o Arthur rapidamente detecta e rastreia projéteis de artilharia e calcula pontos de origem para o contra ataque. Se sua antena for parcialmente atingida por fogo de pequenas armas ou estilhaços, os guias de onda restantes permanecerão funcionais, tendo uma degradação funcional gradual.
Devido a sua alta confiabilidade e facilidade de manutenção, o Arthur está atualmente em operação em doze países, como Noruega, Suécia, República Tcheca, Coréia do Sul, Espanha, Itália, Grécia e Reino Unido. O sistema é comprovado em combate, pelas forças britânicas na segunda Guerra do Golfo em 2003 e serviu com britânicos, bem como outras forças no Afeganistão e no Iraque.
A logística da Saab para a família de radares Giraffe/Athur, está atualmente contratada por mais de 20 clientes em todo o mundo. O apoio logístico da Saab, elimina em 100% os riscos no uso, relacionados com o custo e tem provado a entrega de 98,5% de disponibilidade de missão a longo prazo.