Radares HENSOLDT – Soluções de vigilância costeira sob medida

SBS 900 instalado na Austrália

Por Luiz Padilha

A HENSOLDT ao longo de mais de 30 anos amealhou uma imensa bagagem tecnológica, fornecendo para as principais forças armadas do mundo, inclusive integrantes da OTAN.

Produzindo sistemas de alerta de mísseis, mais de 1.000 radares e transponders IFF, periscópios entregues a mais de 20 Marinhas e optrônica para veículos blindados.

Assim, a HENSOLDT se posiciona atualmente como um dos principais fornecedores de soluções de proteção de fronteira e vigilância costeira, adaptando suas soluções as necessidades individuais dos clientes por meio de seu integrador escolhido.

Com soluções para Vigilância Costeira que envolvem um conjunto completo de radar, optrônica e software, onde os integradores podem selecionar alguns elementos ou todo o conjunto dependendo das necessidades de cada cliente.

Os sensores Shore Based Systems (SBS) da HENSOLDT UK (anteriormente Kelvin Hughes), foram desenvolvidos especificamente para atender aos requisitos de operadores de tráfego portuário, portuário e fluvial, como por exemplo, agências governamentais responsáveis ​​pela proteção das zonas costeiras e litorâneas.

Os radares SBS são capazes de detectar até os menores alvos, como pequenos barcos de madeira e RHIBs, que podem operar ilegalmente, incluindo tráfico e facilitação de entrada em um país através de linhas costeiras remotas desprotegidas e com muito clutter (ruídos).

Porto de Marselha

Através da tecnologia SharpEye, a família de radares SBS possui a capacidade de detectar alvos de baixa seção transversal de radar (RCS) não cooperativos. Os radares SharpEye são usados ​no Oriente Médio para gerenciamento de tráfego de navios, segurança offshore, aplicativos de bordo e aplicativos vitais de contra-drones em toda a região, algo atualmente muito importante após alguns ataques a refinarias de petróleo.

A família SBS 800 está configurada para fornecer um sistema upmast com altíssima confiabilidade. O desempenho e a confiabilidade superiores são obtidos com o uso de eletrônicos de estado sólido e a tecnologia SharpEye. Quatro configurações de produto fornecem ao integrador de sistema uma solução de sensor de radar padronizada e econômica, atendendo aos requisitos definidos nas Diretrizes da IALA. O SBS-800 permite fácil integração em soluções personalizadas.

A família SBS-900 é configurada para fornecer um gabinete selado ambientalmente montado em mastro. O sistema é projetado para fornecer um pacote completo de sensores de radar para integradores de sistemas que também atendam aos requisitos definidos nas Diretrizes da IALA. O SBS-900 oferece flexibilidade para atender a vários requisitos do cliente, especialmente onde tipos específicos de antena são necessários.

Sistemas de Gerenciamento Comando e Controle

A Nexeya, uma empresa HENSOLDT, forneceu às nações marítimas um conjunto completo de sistemas de gerenciamento e comunicação de missão destinados à vigilância marítima e implementação da ação do Estado no mar.

O sistema VIGILANTE® foi desenvolvido para cobrir aplicações de vigilância marítima de ativos litorâneos a offshore. Por definição, este C2 marítimo pode ser usado para proteger a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de ameaças crescentes, bem como ativos de petróleo e gás, luta contra o tráfico ilegal, pesca não declarada e não regulamentada.

O sistema VIGILANTE® se conecta a uma variedade de sensores, como os radares de alto desempenho da HENSOLDT UK , eletro-óptica HENSOLDT (EO/IR), estações AIS e outros detectores, para através da alta fusão de dados coletados de sensores e em tempo real, exibir a imagem situacional comum.

Esta capacidade permite que o sistema VIGILANTE® C2 forneça uma solução marítima poderosa integrando Centro de Operação Marítima numa cadeia de sinais equipados com sensores e navios de patrulha.

No mar, os navios patrulha equipados com VIGILANTE®, por um lado, se beneficiam da imagem marítima comum e, por outro lado, usam os sensores de bordo para ampliar o alcance de detecção e compartilhá-lo. Além disso, como para a cadeia de sinais, cada radar é combinado com um extrator de processamento de radar interno para alcançar uma detecção excelente de pequenos alvos a até 30 km de distância.

Completando o sistema de vigilância, o VIGILANTE® também vem com uma plataforma aérea não tripulada (VANT) anfíbia leve para conduzir as operações de Inspeção de Embarcações em um controle de vôo totalmente autônomo.

Graças ao Link P (link de dados tático) proprietário, o Centro de Operação Marítima,os sinais dos navios patrulha são interconectados em uma rede privada segura para compartilhar a situação marítima comum e trocar mensagens Beyond Line of Sight (BLOS).

Em terra, o Centro de Operação Marítima (MOC) hospeda o núcleo do sistema C2, fornecendo um entendimento situacional regional abrangente. Um sistema Vigilante típico consiste em uma Mesa Multi Touch (MT2), algumas estações de trabalho, uma telão e um servidor. Além dos benefícios de interações rápidas com a tela de toque, o MT2 acelera definitivamente a avaliação situacional e o processo de decisão graças à centralização de dados que traz aos operadores uma ferramenta colaborativa extremamente eficiente. Assim, os meios e recursos relevantes podem ser coordenados e alocados intuitivamente e a reatividade notavelmente aumentada.

Em termos de recursos, a solução integra funções de vigilância, como alertas automatizados e personalizados com base na detecção de comportamento de embarcações suspeitas, previsões, ajudas de decisão inteligente, função náutica anticolisão, coordenação multi-site etc.

Com alta versatilidade, o sistema VIGILANTE® C2 se encaixa tanto em projetos padronizados como em outros customizados, garantindo total interoperabilidade dentro da rede de vigilância entre ativos onshore e offshore.

As aplicações do VIGILANTE® podem ser observadas na Líbia, para proteger plataformas de petróleo e gás, como também em missões da Guarda Costeira de ações do Estado no mar, como no caso das Filipinas.

Sair da versão mobile