Radar passivo Twinvis da Hensoldt pode ser usado na aviação civil

Ulm, outubro de 2024 – A HENSOLDT está trabalhando com o DFS, o provedor de serviços de navegação aérea alemão, para permitir o uso de seu radar passivo Twinvis para segurança no tráfego aéreo civil. Um acordo de cooperação foi assinado agora com o objetivo de certificar o radar passivo Twinvis para uso civil até o final de 2026.

O Twinvis é um radar passivo com base na mais recente tecnologia digital que pode ser usada para vigilância do espaço aéreo militar de longo alcance ou controle de tráfego aéreo civil. Um radar passivo atua puramente como um receptor, ou seja, não transmite e localiza alvos avaliando sinais refletidos dos transmissores de terceiros existentes. No uso militar, o sistema permite a vigilância secreta de grandes áreas usando receptores em rede e oferece a vantagem do radar não poder ser localizado pelo inimigo e é muito difícil de receber interferências (jammed).

Dois estudos financiados pelo Ministério Federal Alemão de Assuntos Econômicos e Proteção ao Clima (BMWK) já forneceram informações importantes sobre se o radar passivo Twinvis poder ser usado para aplicações civis (controle de tráfego aéreo). Para esse fim, o sistema Twinvis foi instalado perto do aeroporto de Frankfurt, por exemplo. A HENSOLDT e o DFS trabalharam juntos como parceiros em ambos os estudos. Como resultado da série conjunta de testes e imagens da situação aérea ao vivo geradas nos aeroportos nacionais, o DFS conseguiu ver por si mesmo a maturidade da tecnologia de sensores passivos. A combinação da antena de radar passivo não rotativa com o software Advanced Twinvis permite a atualização da posição de todas as aeronaves detectadas a cada segundo, por exemplo. Isso significa que os rastreamentos de alvos aéreos de manutenção rápida, como planadores ou aeronaves militares, podem ser mantidos com um alto grau de estabilidade.

“Os estudos demonstraram que o radar passivo também é altamente eficaz para proteger o tráfego aéreo civil”, disse o CEO da Hensoldt, Oliver Dörre. “Já tendo sido implantado com sucesso no setor militar, o sistema também oferece potencial de mercado significativo para controle de tráfego aéreo”.

Do ponto de vista do controle de tráfego aéreo, a tecnologia de radar passiva é particularmente atraente porque pode ser mais robusta e, portanto, menos intensiva em manutenção que os sistemas de radar convencionais. Atualmente, o DFS opera cerca de 30 instalações de radar para monitorar o espaço aéreo alemão, com um grande radar primário rotativo. Em breve, pode haver uma alternativa poderosa e eficiente em termos de recursos para isso.

Paralelamente, o DFS já está trabalhando em conceitos de utilização para o uso futuro de dados de radar passivos no DFS e em sua integração na infraestrutura do DFS. Para esse fim, um sistema será estacionado perto do aeroporto de Stuttgart antes do final do ano.

“Estamos ansiosos pelos testes conjuntos em Stuttgart com grande interesse”, disse Friedrich-Wilhelm Menge, diretor de tecnologia do Conselho Executivo do DFS. “Após a certificação bem sucedida, vemos potencial para o uso futuro dessa tecnologia”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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