Ulm, Alemanha, 20 de fevereiro de 2020 – Como parte de um estudo para a autoridade de compras alemã BAAINBw, as empresas HENSOLDT e Diehl desenvolveram o demonstrador de um sistema de sensores para evitar colisões entre aeronaves. Ao mesmo tempo, os parceiros, juntamente com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), demonstraram na prática que esse sistema de sensor composto por um radar e uma câmera pode detectar objetos de maneira confiável na trajetória de voo do VANT ( Veículo aéreo não tripulado) O reconhecimento de tais situações é um dos requisitos essenciais para a implantação de veículos aéreos não tripulados no espaço aéreo controlado.
Como parte do projeto de pesquisa conhecido como ProSA-n, a HENSOLDT projetou um sistema de radar para detectar e impedir colisões em voo. O teste foi realizado a bordo da aeronave de teste DLR Do-228 CODE-D em cenários reais). O radar detectou objetos voadores de maneira confiável a uma distância de 220 graus na frente do avião, a uma distância de mais de 10 quilômetros, dia e noite, e em todas as condições climáticas. Graças à medição precisa da direção do voo, as colisões podem ser evitadas logo no início. Além disso, o sensor também assume todas as funções de um sistema de radar meteorológico.
O radar HENSOLDT utiliza a tecnologia mais avançada da AESA (matriz de varredura eletrônica ativa), que permite executar várias tarefas de detecção ao mesmo tempo e permite detectar objetos muito rapidamente. Os componentes e tecnologias deste sistema de radar também são usados em outros produtos HENSOLDT, como o radar de vigilância aérea PrecISR e o radar de vigilância terrestre SPEXER.
A HENSOLDT é um dos principais fabricantes de radares da Europa e opera uma das maiores instalações de produção de salas limpas da Europa, em Ulm, para produzir os componentes de radiofrequência necessários para os equipamentos AESA. Os sistemas de radar e os componentes de radar da empresa são usados a bordo de aviões, satélites, navios e estações terrestres. As plataformas equipadas com dispositivos HENSOLDT incluem os aviões de caça Eurofighter, os satélites TanDEM-X, os navios de combate costeiros da Marinha dos EUA. UU e as fragatas da marinha alemã. Além disso, a HENSOLDT fornece sistemas de radar e transponders ATC às autoridades de controle de tráfego aéreo (ATC) e às forças armadas em todo o mundo.
O demonstrador do módulo de câmera eletro-óptica desenvolvido pela Diehl Defense durante o projeto de pesquisa consiste em uma série de câmeras de alta resolução que escaneiam o espaço diretamente na frente e nas laterais do avião. Os testes de vôo realizados mostraram que o módulo da câmera, com seu processamento avançado de sinais em tempo real, é capaz de detectar outras aeronaves com segurança, rastrear e avaliá-las com precisão, além de transmitir informações sobre candidatos a colisão para processamento adicional. O módulo da câmera funciona a longas distâncias e com pouca luz e, portanto, pode substituir os olhos dos pilotos. Além disso, também pode contribuir para melhorar a consciência situacional dos pilotos de VANT através de uma imagem panorâmica detalhada. O módulo é leve, compacto e flexível o suficiente para se adaptar aos requisitos de várias aeronaves.
Os sistemas de sensores eletro-ópticos da Diehl já provaram seu valor, já que a Marinha os utiliza para monitorar os arredores de seus navios e detectar ameaças imediatas.