Anunciada como Global Combat Ship, a Type 26 será a espinha dorsal da Royal Navy até 2060.
Por Guilherme Wiltgen
Foi anunciado hoje o investimento da ordem de £ 850 milhões para que a BAE Systems possa avançar com o Programa Type 26, a nova geração de fragatas da RN, que irá substituir os navios da Classe Duke (Type 23).
O contrato assinado com a BAE, que vai construir os novos navios em seus estaleiros no Clyde, será para investimentos em equipamentos que possam ser comprados agora e instalados quando os cascos começarem a tomar forma, além de aquisição de máquinas, equipamentos e a construção de instalações de teste para o navio.
Conforme os 13 navios da classe forem sendo incorporados, eles vão substituindo um a um os Type 23, e serão concebidos para ter uma vida útil de 25 anos.
As Type 26 serão equipadas com lançadores verticais com 24 células para mísseis de cruzeiro, anti-navio ou foguetes antissubmarino. Haverá também 48 mísseis Sea Ceptor para defesa aérea, provendo cobertura não apenas para o navio em si, mas também para o Grupo-Tarefa. Na proa, possuirá um canhão de 5 polegadas, ao contrário do tradicional de 4.5, e contará com dois Phalanx de 30mm.
A aeronave orgânica da Type 26 será um Merlin Mk2 ou dois Wildcat HMA2. Mas, devido ao seu amplo convoo, também será capaz de receber um helicóptero do porte do Chinook, mas não hangarar, além de poder operar como qualquer tipo aeronave não tripulada que a Fleet Air Arm venha a adquirir no futuro.