Primeiro Scorpene construído na Índia inicia seus testes

scorpeneindia

O primeiro dos seis submarinos Scorpene, de projeto francês, foi completamente construído e agora está em fase de testes no Mazgaon Docks Limited (MDL).

De acordo com o calendário definido pela Marinha indiana, e o construtor, as entregas devem começar em setembro de 2015, com um navio lançado a cada ano.

De acordo com um oficial, que está a par do programa, o submarino está terminando de ser equipado com as antenas e o periscópio, e está passando por verificações da sua funcionalidade.

Os testes vão simular as condições encontradas quando submerso, para verificar se tudo está funcionando corretamente. Enquanto isso, outra equipe se preocupa com o trabalho interno. Funcionários da DCNS também estão acompanhando os trabalhos realizados no MDL.

O projeto Scorpene, também chamado de Projeto 75, continua sendo um dos projetos de defesa que teve seu prazo adiado mais vezes, desde que foi assinado com os franceses em 2005. Com vários prazos não cumpridos, devido à probemas e imprevistos “relacionados com o equipamento” de acordo com funcionários do MDL, os submarinos ainda seriam “insuficientes” para atenderem às capacidades submarinas da Índia.

Isso ocorre principalmente porque os primeiros quatro submarinos não vão ser equipados com AIP (Air Independent Propulsion) qualificando-os como submarinos “diesel-elétrico normais”, ou seja, um tipo de sistema que já foi desconsiderado pela maioria das marinhas.

O AIP permite que um submarino permaneça submerso por mais tempo, sem ter a necessidade de vir a superfície para recarregar suas baterias. Esta situação pode denunciar a sua posição.

FONTE: TAA
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile