A fase de avaliação começou com sete dias de ensaios básicos para garantir que os sistemas de propulsão e de segurança estivessem totalmente operacionais antes que o navio faça sua passagem desafiadora até o estaleiro PT PAL em Surabaya nas águas abertas do mar de Java. Seguiram-se duas semanas de testes no mar, que incluíram testes de um sistema de armas, o radar e o funcionamento do sonar. Medições de ruído e observações de cavitação também foram realizadas.
Os testes foram bem sucedidos, com quase todos os sistemas sendo aprovados na primeira vez. Alguns elementos, como o alojamento, requerem modificações menores e estas serão realizadas antes dos três dias de testes finais no final de setembro.
Flexibilidade através da inovação
Com 105 metros e deslocando 2.365 toneladas, as fragatas PKR são projetadas para realizar uma ampla gama de missões nas águas da Indonésia. Sua principal missão é anti-aérea, anti-superfície e guerra anti-submarina. No entanto, elas também estão equipados para a segurança marítima, tarefas de apoio humanitárias de busca e salvamento.
As duas fragatas foram/estão sendo construídas através de um processo modular colaborativo operando simultaneamente em Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSN) na Holanda e no estaleiro PT PAL na Indonésia. Cada uma delas é constituída por seis módulos, e para o primeiro navio, quatro destes foram construídas na PT PAL. Os outros dois foram construídos e testados no DSN na Holanda antes de serem enviados para a montagem final na PT PAL.
O sucesso do programa repousava sobre o trabalho em conjunto entre os dois estaleiros, com o cliente final operando praticamente como uma unidade. O relacionamento forte também permitiu que o programa de transferência de tecnologia maciça prosseguisse sem problemas, tanto na Indonésia como na Holanda.
A primeiro fragata Sigma 10514 está dentro do cronograma para entrega no final em janeiro de 2017, após a conclusão de três meses de treinamento da tripulação. Enquanto isso, o trabalho continua, tanto na Holanda como na Indonésia, para o segundo navio do contrato.
FONTE: DAMEN