O Gripen NG – Next Generation, não é mais apenas uma plataforma de demonstração, ele é uma aeronave de teste em vôo. Em poucas semanas, o Gripen de teste E/F, continuará seu período de testes equipado com o Infra-Red Search and Track (IRST).
Durante um encontro com a imprensa no primeiro dia da Aero India 2013, em Bangalore, a empresa sueca Saab estimou a primeira entrega do Gripen Next Generation.
Falando em atender a imprensa, Robert Bjorklund, Head of Air Domain na Saab AB, disse: “A primeira entrega do Gripen E/F vai acontecer em 2018 para a Suécia e Suíça. Enquanto a Suécia decidiu encomendar 60 Gripens Next Generation, a Suíça irá adquirir 22 caças Gripen. ”
Gripen Next Generation terá uma variedade de armas que podem incluir IRST-T, Python 45, Meteor e muitos mais. O Gripen E/F também será fabricado de forma mais eficiente do que a versão C/D anterior.
“Como o motor do Gripen Next Generation é maior (F414G), a aeronave será mais poderosa. Nós também precisavamos de uma aeronave que pudesse transportar mais armamentos e o Gripen E/F, vai cumprir essa expectativa. Esta versão do Gripen, terá suas capacidades aumentadas em todos os aspectos, disse Bjorklund.
A filosofia Gripen inclui o ciclo de baixo custo, flexibilidade de armamentos, melhor consciência situacional, baixa necessidade em logística e design de aeronaves que pode ser atualizado, entre outros.
Falando sobre os planos de exportações da Saab no futuro próximo, Robert Bjorklund disse que sua visão é a de fornecer mais de 300 aviões de combate Gripen para os mercados de exportação dentro de dez anos, o que representa cerca de 10% do mercado acessível. Índia, Brasil e outras nações que possuem (ou prestes a adquirir) porta-aviões, seria considerado pela SAAB como mercado de exportação prospectivo para a aquisição do Sea Gripen.
FONTE: GripenBlog
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval