A Saab Defesa & segurança anunciou que o seu caça inteligente Gripen E voou supersônico pela primeira vez. O avião quebrou a barreira do som sobre o Mar Báltico no 18 de outubro.
O Gripen E voou a velocidades maiores do que a velocidade do som, ultrapassando Mach 1, como parte do programa de ensaios de voo. O objetivo era coletar dados da aeronave quando alcançou e enquanto mantinha a velocidade supersônica.
O voo foi realizado sobre o mar Báltico e a aeronave sustentou a velocidade supersônica por alguns minutos, enquanto realizava algumas manobras, demonstrando a combinação bem sucedida de projeto do caça e o seu poderoso motor.
“Como pilotos de Gripen, nós estamos acostumados a velocidades extremas mas, atravessar a barreira do som pela primeira vez com uma aeronave nova, é um momento para se desfrutar. É importante que a aeronave lide bem com a transição, e sem problemas, através do que chamamos de “Zona Transônica” e em torno da barreira do som, o que o Gripen E certamente fez, e fez muito bem”, disse Marcus Wandt, piloto de teste da Saab, e o piloto que realizou o primeiro voo em 15 de junho desse ano.
Comemorando a notícia, Jonas Hjelm, Vice-Presidente sênior e Chefe da Área de Negócios de Aeronáutica disse, “marcos individuais como este voo supersônico, demonstram o rigor da nossa abordagem de engenharia e a validação da modelagem. É mais uma prova de que o programa de testes em voo do Gripen E está indo muito bem, enquanto que o cronograma de entrega para os nossos dois clientes (Suécia e Brasil) permanece como nosso foco principal”.
Desde o voo inaugural, ocorrido em 15 de Junho de 2017, já foram realizadas mais de 20 horas de voo da versão “E” antes que se pudesse atingir esse novo marco no programa.
FONTE e FOTOS: Saab
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN