O Consórcio Iveco – Oto Melara (CIO) anunciou a assinatura de um contrato para o fornecimento de quatorze Mortar Carrier VBM, vinte e seis Command Post VBM (13 na versão Tactical Unit e 13 na versão Command Unit), juntamente com seis viaturas “10×10” de resgate e recuperação.
Assinado em 30 de dezembro de 2021, na Segretariato generale della difesa (Segredifesa), o contrato faz parte do fornecimento contínuo (“Fase 2”) de Medium Armored Vehicle (MAV) para a Seconda Brigata Media dell’Esercito Italiano, e inclui uma atualização para Versão “PLUS” para a plataforma VBM, bem como suporte logístico integrado de longo prazo para todas as plataformas adquiridas.
A versão VBM Combat “PLUS” terá mudanças no veículo e na torre. As mudanças no veículo incluem a atualização para a tecnologia common rail para o motor, elevando de 550 HP para 660 HP pronto para um futuro sistema de tração híbrido-elétrico e atualizações para a linha de transmissão, aumentando o potencial de crescimento em até 15% em comparação com os níveis atuais.
No que diz respeito à torre, a Leonardo está atualizando o sistema de controle de fogo, introduzindo componentes eletrônicos de última geração capazes de fazer interface com os novos sistemas de detecção e mira digital “Janus D” e “Lothar D”. O contrato também inclui o fornecimento de um novo sistema de intercomunicação digital e um sistema CIS totalmente atualizado com rádio SDR VQ1 de quatro canais, bem como o novo sistema de Comando e Controle C2D / N Evo, ambos desenvolvidos pela Leonardo.
O novo VBM PLUS distingue-se pela maior mobilidade, letalidade e C4I integrado, permitindo ao Exército Italiano enfrentar os desafios futuros com um veículo verdadeiramente de última geração, integrado na arquitetura centrada em rede do campo de batalha digital. O veículo também será equipado com a tecnologia Galileo PRS desenvolvida na Itália como parte do sistema de navegação por satélite seguro da União Europeia. Em termos específicos, isso significa que o VBM será equipado com um receptor de satélite recém-desenvolvido, o primeiro de seu tipo capaz de receber serviços de navegação por satélite seguros dos sistemas GPS dos EUA e do Galileo PRS europeu.
As plataformas de Recuperação e Resgate de Veículos da Iveco Defence Vehicles (IDV) possuem tração nas quatro rodas em 5 eixos, com três eixos de direção, motor Cursor 16 de 680 HP da FPT Industrial e uma cabine de novo design que oferece os mais altos padrões de proteção à tripulação. Esses veículos podem levantar e movimentar cargas de até 25 t de uma plataforma estável e recuperar veículos quebrados, danificados ou capotados com peso total de até 32 t.