O NAe São Paulo ,que é navio capitânia da Marinha do Brasil, possui 265 metros de comprimento, com um deslocamento de 33 mil toneladas, foi comprado junto a França em 2000, tendo entrado em serviço no inicio da década de 60 na marinha francesa. Vários incidentes nos últimos cinco anos, incluindo, incêndios e princípios de incêndios a bordo, fazem por descrever uma carreira não muito bem sucedida na Marinha do Brasil.
Depois do reduzido preço de compra, que girou em cerca de US$ 12 milhões, houve uma revitalização de todos os sistemas do navio para a incorporação à Marinha do Brasil, tudo para que funcionasse com a velocidade, e capacidade de transporte total, operacional.
Em julho de 2010, o NAe São Paulo voltou à ativa na Esquadra, revitalizado e com algumas melhorias, onde foram investidos algumas dezenas de milhões de dólares. Quilômetros de tubulações de água, de vapor e de combustível foram substituídos, houve uma grande revitalização de um pavimento inteiro, onde foram realizandos trabalhos estruturais nas camadas internas e externas, assim como nas catapultas e nos sensores do navio.
A propulsão, passou por uma grande revisão, onde ocorreu um trabalho minucioso, que foi realizado para solucionar a vibração de um eixo, o qual tinha causado a última parada do navio para reparos no AMRJ. O sistema de ar condicionado também foi modificado e ampliado, e três lançadores Simbad para defesa aérea estão atualmente em serviço.
FONTE : Defensa
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval