O NPaOc Araguari (P122), o terceiro de três navios de patrulha do Oceano construídos pela BAE Systems, foi entregue hoje à Marinha do Brasil em uma cerimônia na Base Naval de Portsmouth.
Funcionários se juntaram aos convidados da Marinha do Brasil e da Royal Navy, para ver os tripulantes do navio, içar a bandeira pela primeira vez, marcando formalmente a entrega do mais novo navio da Marinha do Brasil.
Mick Ord, Diretor da BAE Systems Maritime – Naval Ships disse: “Estamos extremamente orgulhosos de entregar o NPaOc Araguari. Ele é um navio altamente capaz, e com seus navios irmãos, será um grande trunfo para a Marinha do Brasil.
“Nós escrevemos um novo capítulo na relação BAE Systems com o Brasil, com a conclusão das entregas da classe Amazonas. Estamos ansiosos para a contínua parceria com a Marinha do Brasil por muitos anos vindouros. “
O Vice-almirante Francisco Deiana, Diretor de Engenharia Naval da Marinha do Brasil, disse:
“As três unidades da classe Amazonas compõem uma importante contribuição tanto para nossa capacidade em prover segurança e proteção para as Águas Jurisdicionais do Brasil e cumprir os nossos compromissos com a Autoridade Marítima Brasileira”.
“O NPaOc Araguari, o terceiro e último navio, juntamente com seus irmãos, são sem dúvida, um ativo muito importante para o inventário da Marinha do Brasil e é uma clara indicação de um bom relacionamento que tem sido desenvolvido entre a Marinha do Brasil e a BAE Systems. “
O primeiro da classe, o NPaOc Amazonas, foi entregue à Marinha do Brasil em junho de 2012. O segundo navio, o NPaOc Apa foi concluído em novembro.
Durante a preparação dos três navios, Portsmouth recebeu 250 tripulantes brasileiros que foram submetidos a treinamento e preparação para assumir a posse dos novos navios.
O contrato de três navios, anunciado em janeiro de 2012, também inclui uma licença de fabricação para que outros navios da mesma classe, a serem construídas no Brasil, ajudando a apoiar naval programa de reequipamento do país e reforçar a sua capacidade industrial marítima.
FONTE: BAE Systems
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval