O Ministério da Defesa do Brasil assinou um contrato com a EMGEPRON e a CPN para projetar e desenvolver um novo navio de patrulha em abril de 2015. O projeto preliminar foi concluído em outubro de 2016 e o conceito de design foi lançado durante a exposição de Defesa e Segurança da LAAD realizada no Brasil. Abril de 2017.
A EMGEPRON anunciou planos para exportar o navio NPa 500-BR para mercados internacionais como África, América do Sul e Ásia em agosto de 2017. Um modelo do navio de patrulha foi exibido no Rio International Defence Exhibition 2018 (RIDEX 2018), que ocorreu no Rio de Janeiro, Brasil, em junho de 2018.
Espera-se que uma licitação para a construção da embarcação seja emitida ainda em 2018. O barco de patrulha é projetado para executar múltiplas missões, incluindo patrulhamento, vigilância, combate, ajuda militar, busca e salvamento (SAR) e prevenção da poluição marinha em zonas econômicas exclusivas (ZEE). Também é usado para combater o tráfico de drogas, o contrabando e a pesca ilegal nas ZEEs.
Projeto e características do navio de patrulha offshore NPa 500-BR
O navio – patrulha NPa 500-BR terá um casco de aço, enquanto sua superestrutura será construída usando alumínio. Terá um comprimento de 57,2m, um feixe de 8,76m e um calado máximo de 2,58m. Com um deslocamento carregado de 592t, o navio pode transportar até 43 tripulantes.
A ponte de navegação do navio será equipada com o sistema de controle tático SICONTA para realizar avaliação de ameaças, gerenciamento de armas, rastreamento de alvos, controle de guerra eletrônica e análise de dados de sensores.
Até dois barcos infláveis de casco rígido (RHIBs) podem ser transportados na popa do navio para realizar tarefas de patrulha e transporte no mar. O lançamento e a recuperação de RHIBs serão realizados usando um guindaste.
O navio de patrulha também pode ser equipado com o sistema de monitorização e controlo de avarias da SICAV, bem como com um sistema de monitorização da propulsão.
Armamento
O barco de patrulha pode ser armado com uma arma antiaérea automática de 40mm L / 70 operada remotamente para envolver aeronaves inimigas de alta velocidade que voam em baixas altitudes. Montada na seção de proa, a arma oferecerá uma taxa de fogo de 240 tiros por minuto.
Uma metralhadora Oerlikon 20mm GAM-B01 será instalada a meia-nau em ambos os lados, porto e estibordo, para oferecer proteção contra aeronaves. “Montada na seção de proa, a arma oferecerá uma taxa de fogo de 240 tiros por minuto.”
A embarcação de patrulha pode ser opcionalmente armada com um sistema de autodefesa anti-ar controlado remotamente SIMBAD-RC para fornecer autoproteção para o navio. Localizado no meio da nave, o lançador leve de gêmeos pode implantar mísseis terra-ar MISTRAL, que serão eficazes contra ameaças, incluindo aviões de combate, helicópteros, mísseis anti-navio e aeronaves não tripuladas.
Uma estação de armas leve estabilizada com giroscópio CORCED, capaz de montar metralhadoras de 7,62 mm ou 12,7 mm, pode ser instalada opcionalmente para proteção adicional.
Navegação e Comunicações
O barco-patrulha NPa 500-BR pode ser equipado com visão ótico-elétrica, compreendendo câmeras de TV e infravermelho, para fornecer observação, vigilância, identificação e rastreamento de alvos, bem como controle de incêndio. O dispositivo também integra um telêmetro a laser para identificar e designar alvos.
Uma antena de comunicações a ser montada na parte superior da ponte de navegação será equipada com busca de superfície 3D e radares de navegação para navegação e vigilância de superfície.
Um dispositivo acústico de longo alcance opcional (LRAD) pode ser instalado para comunicações de longo alcance e pacote de guerra eletrônica para capacidade de interferência de rádio.
Propulsão e desempenho do barco-patrulha NPa 500-BR
O navio-patrulha contará com um sistema de propulsão combinado a diesel e diesel (CODAD), que consiste em dois motores marítimos a diesel Caterpillar 3516C de quatro tempos e ciclo V16. A capacidade de geração de energia do motor será entre 1.230kW e 2.525kW. O navio também contará com um propulsor de proa de 200kW.
Ele irá oferecer uma velocidade máxima de 20kt e pode viajar até uma distância de 2.800nm a uma velocidade de 13kt. A autonomia do navio-patrulha NPa 500-BR será de 20 dias.
FONTE: Naval Technology
COLABOROU: Angelo Almeida