Por Guilherme Wiltgen
O F-35C, a versão naval do Joint Strike Fighter, passou na primeira rodada de testes críticos do seu novo gancho de parada, que possibilita o pouso enganchado nos porta-aviões dotados com sistema de parada com cabos de arrasto.
“Todos os objetivos do teste de voo foram atendidos”, disse Joe DellaVedova, porta-voz do programa F-35, completando “Nós não estamos declarando vitória, mas no mês passado, entre 09 e 16 de janeiro, a equipe do F-35 realizou 36 pousos enganchados bem sucedidos na Naval Air Engineering Station Lakehurst, com o novo sistema, redesenhado na aeronave CF-3”.
Os testes foram conduzidos pelo Lt. Cmdr. Tony Wilson, do Naval Air Systems Command (NAVAIR), e a aeronave CF-3 é o primeiro F-35C a ser equipado com o sistema de gancho de parada redesenhado.
Após estes testes, a aeronave retornou às instalações de ensaio em Patuxent River, onde passará por mais testes nos próximos três ou quatro meses, para que possa receber a certificação para os ensaios de voo embarcado, previstos para acontecerem em outubro deste ano, a bordo do USS Nimitz (CVN-68).