O contrato foi assinado na sede da DMO em Canberra por Francisco Baron, diretor da Navantia na Austrália e Paddy Fritzpatrick, diretor de Programas Navais do DMO. A gestão e coordenação das atividades no âmbito deste contrato serão realizadas a partir do centro de operações da Navantia em Adelaide, aberto há algumas semanas.
O contrato, que terá cerca de 9 meses para analisar o impacto da instalação de um radar CEAFAR australiano e um sistema de comando e controle da Saab no futuro navio, baseados no projeto da fragata F-105 e cumprir uma série de requisitos específicos Australianos.
Esta é a primeira etapa do programa de aquisição de futuras fragatas para a Royal Australian Navy, da qual está prevista a construção de 8 unidades. Estes estudos destinam-se a demonstrar a viabilidade em atender todos os requisitos operacionais da Marinha australiana e fazer uma avaliação do impacto sobre o projeto afim de introduzir novos requisitos ao navio. Uma vez finalizados os estudos, iniciará uma nova fase para desenvolver uma documentação mais ampla e adequada para o contrato de aquisição, que poderá chegar a um ano.
O governo australiano está empenhado em construir navios nos estaleiros da australianos em Adelaide, onde estão sendo construídas as fragatas tipo AWD, projetados pela Navantia a partir da fragata F-100. É importante ressaltar que o aparecimento da comunalidade de sistemas e equipamentos com os outros navios da marinha australiana, é sem dúvida, um ótimo argumento competitivo para a Navantia, reforçando as suas opções em outros programas que Navantia está optando.
Este é um programa fundamental para a Navantia cuja complexidade e volume, fornece um sinal de confiança do governo australiano na Navantia e sua capacidade de design. Significa manter uma atividade importante por mais de 15 anos na Austrália, bem como ter a oportunidade de gerar uma variante da fragata F-100, que pode ser muito atraente no mercado internacional.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: NAVANTIA