O OBTS consiste de um software de simulação que fornece um ambiente para adestramento, através da simulação dos equipamentos e sistemas conectados ao IPMS, assim como a sua resposta dinâmica frente as ações do operador.
O software implementa uma simulação dinâmica coerente, e em tempo real, que permite aos operadores dos consoles do IPMS, se conectar a um navio virtual com o mesmo comportamento que um real, servindo tanto para a formação individual, quanto para grupos.
O OBTS complementa o IPMS, e ainda oferece um alto grau de adestramento às equipes, visando capacitá-las a responderem a qualquer situação que possa ocorrer em uma navegação real.
O OBTS se baseia na tecnologia COMPLEX/SIMPLEX desenvolvida pela Navantia Sistemas e o contrato está avaliado em cerca de €3,1 milhões e programado para ser desenvolvido em um período de 24 meses.
A Austrália tem uma importância estratégica muito grande para a Navantia pois, além dos êxitos alcançados no campo da construção naval, conseguiu ser uma referência na área de sistemas, incluindo o fornecimento do Sistema Integrado de Controle de Plataforma.
A Navantia atualmente está iniciando suas atividades no suporte ao Ciclo de Vida, área onde espera ser relevante tanto na manutenção dos navios fornecidos, como na manutenção dos equipamentos e sistemas que integram os LHD, LLC e AWD.
Atualmente cerca de 30 funcionários da Navantia estão trabalhando na Austrália, nos vários programas que ela está participando, e os planos para aumentar ainda mais a sua presença estão tomando forma na recém-criada Navantia Australia Pty.