Plano de aquisição do Grupo Naval para preparar a construção de futuras fragatas de tamanho intermediário
O Naval Group começou a selecionar os primeiros fornecedores de equipamentos para as cinco futuras fragatas de tamanho intermediário (Frégate de Taille Intermédiaire – FTI) destinadas ao Ministério da Defesa da França.
No âmbito da execução do contrato efetivado pela Direction générale de l’armement (DGA), em abril de 2017, o Naval Group iniciou o processo de seleção dos fornecedores industriais do programa para as cinco fragatas de tamanho intermediário, a primeira será entregue à Marine Nationale em 2023
As compras representam uma proporção significativa do valor de um navio de guerra, sendo essencial que o Naval Group, como líder e integrador de engenharia de sistemas, selecione os fornecedores e subcontratantes mais eficazes e desenvolva parcerias com eles.
Frédéric Massa, Diretor de Compras do Grupo Naval explica: “Esperamos muito dos nossos fornecedores. Suas soluções inovadoras e competitivas contribuirão para oferecermos superioridade tecnológica no teatro de operações. O sucesso do programa depende do cumprimento de seus compromissos, com entrega dentro dos prazos de dados de entrada e equipamentos pelos quais eles são responsáveis, com o nível de qualidade esperado. Por isso, os selecionamos pelas suas capacidades de entregarem este programa estratégico para a França”.
Até o momento, os principais fornecedores selecionados são:
- Axima,: Sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC – Heating, Ventilation and Air Conditioning);
- CNIM: Escotilhas de sonar e de torpedo;
- Ixblue: Unidades de navegação e seus computadores;
- Leonardo: Sistemas de artilharia de médio calibre de 76 mm;
- MBDA: Integração e serviços relacionados a instalações de mísseis;
- MTU: Um dos principais fabricantes mundiais de motores diesel de grande porte;
- Safran Electronics & Defense: Sistema de identificação optrônica com o PASEO XLR (eXtra Long Range) incorporado;
- Thales: Suíte de sonar, suíte de guerra eletrônica, IFF (Identification, Friend or Foe) e sistema de comunicações.
A versão francesa da Belh@rra, fragata de classe mundial com um deslocamento aproximado de 4.000 toneladas destinadas à guerra antissubmarino, foi projetada para atender às diversas necessidades nacionais francesas. Ela será dotada de capacidades ampliadas de autodefesa e projeção de forças especiais. Além disso, integrará o novo radar de antena plana da Thales, o SEA FIRE, e também será equipada com instalações de lançamento reconfiguráveis para os mísseis Aster 30 e Exocet da MBDA.
FONTE e FOTO: Naval Group
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN