Naval Group conclui modernização de meia-vida do PAN ‘Charles de Gaulle’

A modernização de meia-vida do porta-aviões nuclear Charles de Gaulle, um verdadeiro desafio industrial, foi concluído.

a única Prime contratante para toda a meados de vida nova instalação do Charles de Gaulle porta-aviões, Naval grupo voltou o navio para a Marinha francesa. O navio agora começar a testar os seus sistemas antes de voltar ao setor operacional.



Um único “prime contractor” para o projeto inteiro

Projetado e construído por Naval Group, o porta-aviões nuclear entrou em serviço em 2001, agora com a modernização concluída, o navio entra na era tecnológica do século 21. Esse trabalho de reforma, sem precedentes, teve um volume de trabalho que deu ao projeto um nível de complexidade não visto até agora.

Foi um verdadeiro desafio industrial da organização para alcançar,em tempo real, uma coordenação do projeto inteiro, extraído do núcleo de negócios do Naval Group. “Estamos orgulhosos de termos concluído este excepcional projeto, dentro do prazo, para a Marinha francesa. Eu gostaria de agradecer em particular os nossos clientes, a DGA (Direction Générale de l’Armement) e o SSF (Service du Soutien de la Flotte), que nos confiou a responsabilidade de ser o prime contractor. Este sucesso é o fruto de um esforço coletivo possível devido ao comprometimento da tripulação do porta-aviões,das equipes do Naval Group, da Defesa e dos principais fabricantes dos equipamentos, tais como technicatome, Thales e Safran e de empresas locais”, disse Nathalie Smirnov, vice-presidente sênior serviços do Naval Group.

Uma extensa revisão

A modernização do Charles de Gaulle foi realizada a fim de garantir que o navio permaneça operacional nos próximos 25 anos, garantindo manter o avanço tecnológico e servir aos interesses da França. Esta modernização foca em três grandes desafios:

1) Modernização do sistema de combate, dos sistemas táticos, que é o cérebro que gerencia os sensores e armas, instalação de novas redes digitais, a completa substituição da sala de controle, a renovação dos sistemas de telecomunicações, a substituição dos radares de busca aérea e de navegação.

2) Modernização das instalações de aviação, abrangendo todas as modificações necessárias para mudar para uma configuração “All-Rafale”: modificação e renovação dos espaços de aviação, renovação ou substituição dos sistemas de convoo.

3) Revisar o refere-se a renovação da plataforma ou seja, entre outras coisas, a modernização do navio de controle PLC (Programmable Logic Controller), a renovação do sistema de estabilização automática e de sistema de controle, a substituição de duas unidades do sistema de refrigeração, mas também a reforma do controle simulador e da cozinha do navio.

Trabalho de suporte durante a vida útil

Além dessa modernização, a reforma da meia-vida do Charles de Gaulle também incluiu o trabalho de suporte por toda a vida útil. Este aspecto do projeto se relacionava essencialmente com a manutenção de grandes instalações: a inspeção dos dois reatores nucleares e a substituição dos seus elementos de combustível, a manutenção da central elétrica, a manutenção do sistema de propulsão, a inspeção das catapultas, linhas de eixo, aletas de estabilização, e a pintura do casco, acima e abaixo da linha d’água.

Pontos chaves

18 meses de trabalho (em comparação aos 4 anos dos porta-aviões norte-americanos)
Mais de 200.000 tarefas realizadas dos quais 50% com a tripulação
Mais de 4 milhões de horas de trabalho em média,
2.100 pessoas de trabalho a cada dia: 1.100 da tripulação, 1.000 funcionários do Naval Group e seus 160 subcontratados
2.000 testes realizados
5 anos de preparação
Orçamento de € 1,3 bilhão (em comparação aos € 4.7 bilhões dos porta-aviões norte=americanos)

“Equipe França”

Foi realizado uma “equipe França” que trabalhou junta ao DGA, a Marinha francesa, o SSF, a tripulação do porta-aviões e atores da indústria francesa. Nava Group trabalhou com grandes fabricantes de equipamentos de defesa..

Linha do tempo

O porta-aviões entrou no dique seco em fevereiro de 2017, foi reflutuado e retirado em maio de 2018 e no final de julho de 2018 foi atracado ao seu cais operacional para os ensaios de aceitação. Em seguida, vão ser realizados os teste de mar, deve ser realizado em condições operacionais, com o apoio de outras organizações da Marinha francesa.
A última data em que o navio foi disponibilizado foi em 16 de outubro de 2018, após a completa certificação dos sistemas ter sido concluída.

FONTE e FOTOS: Naval Group



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