O Ministério da Defesa (MoD) assinou um contrato de £ 85 milhões com a Rolls-Royce para realizar manutenção nos motores da frota de fragatas Type 23 da Marinha Real Britânica (Royal Navy).
O MoD disse em um comunicado que o contrato inclui um pacote de suporte abrangente para as turbinas a gás Spey, incluindo a revisão geral dos motores (overhaul), o fornecimento de peças de reposição, bem como suporte de engenharia e segurança.
O ministro da Defesa, Stuart Andrew, anunciou o contrato na HMNB Devonport, onde assistiu o treinamento de preparo da Marinha Real para situações de guerra, ajuda humanitária e situações de emergência.
A Type 23 é impulsionada por um sistema CODLAG (Combined Diesel-electric And Gas), incluindo quatro geradores a diesel e duas turbinas Rolls-Royce Spey. A velocidade máxima é de 28 nós, embora a HMS Sutherland tenha alcançado 34,4 nós durante testes.
O ministro da Defesa, Stuart Andrew, disse: “Este contrato de £ 85 milhões demonstra o compromisso do Reino Unido com a modernização, através da manutenção das nossas formidáveis Type 23. Este trabalho dá continuidade a tradição britânica de apoiar nossos aliados mais próximos e solidificar nossa posição global como líderes mundiais em tecnologia e desenvolvimento marítimo”.
Espera-se que o contrato gere £ 35 milhões de libras em economia para o MoD durante os próximos oito anos, incentivando a Rolls-Royce a melhorar os sistemas de reparo, minimizar o trabalho desnecessário e adquirir peças de reposição a um custo menor.
Matt Nadin, Diretor de Serviços de Frota Naval da Rolls-Royce, disse: “Este contrato vital de suporte, se baseia na meta da Rolls-Royce de alcançar e sustentar o aumento da disponibilidade do motor Spey para a Marinha Real Britânica e seus parceiros da OTAN.”
Pelo contrato, a Rolls-Royce vai realizar o overhaul em trinta motores do Reino Unido e também da Bélgica, Portugal e Holanda.
FONTE: UKDJ