A Marinha russa finalmente introduziu em serviço o míssil balístico intercontinental (ICBM) Bulava (SS-NX-30), confirmou o Vice-Almirante Viktor Chirkov.
Chirkov disse a RIA Novosti: “O míssil Bulava foi fato posto em serviço ativo na Marinha e a papelada está sendo concluída.”
O míssil balístico foi implementado para o mais novo submarino nuclear estratégico da Classe Borey, Yury Dolgoruky, que é previsto para estar operacional antes de 29 de Julho de 2012.
O ICBM Bulava realizou uma série de 18 a 19 lançamentos de testes, antes da sua implantação, dos quais apenas 11 foram oficialmente declarados como bem sucedidos.
Os militares russos haviam afirmado que não havia alternativa para o míssil Bulava, que enfrentava várias falhas anteriores, e que foram atribuídos a defeitos de fabricão.
Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Térmica de Moscou, o lançador submarino de mísseis balísticos (SLBM) SS-NX-30, pode transportar até dez ogivas MIRV, com um alcance de 8.000 km.
Projetado para substituir o SLBM R-39, de combustível sólido na Marinha Russa, o míssil Bulava possui três fases é capaz de transportar até dez ogivas MIRV e com um alcance de mais de 8.000 km.
O submarino nuclear estratégico da Classe Borei, Yuri Dolgoruky, é capaz de carregar 16 mísseis balísticos, torpedos e possui uma tripulação de 107 homens. Alcança uma velocidade de 29 nós, possuindo casco com diâmetro de 13m e atingi uma profundidade de 450m.
De acordo com Chirkov, o submarino de quarta geração Yuri Dolgoruky (com 170m) pode transportar 16 ICBMs Bulava.
FONTE: Naval Technology