Ministros da Defesa do Brasil e do Mali se reúnem para fortalecer cooperação

mali_inter4
O ministro malinês Tiéman Hubert Coulibaly manifestou a Jaques Wagner a intenção de adquirir seis caças Super Tucano Foto: PH Freitas

Por Tenente Fayga Soares

Os ministros da Defesa do Brasil e do Mali se reuniram na tarde desta quinta-feira (5) para tratar do fortalecimento de parcerias técnicas no campo militar. No encontro, o ministro malinês, Tiéman Hubert Coulibaly, demostrou interesse em adquirir seis aeronaves Super Tucano, de tecnologia brasileira, e apresentou ao Jaques Wagner duas minutas de acordos de cooperação na área de Defesa.

Wagner acenou positivamente em relação ao negócio das aeronaves. “Podem contar com a minha participação no sentido de acelerar e contribuir para finalizar o processo e concretizar a compra”, afirmou. “O Super Tucano é bastante consagrado e reconhecido na área da indústria de defesa internacional”, completou Wagner.

 Segundo o ministro Tiéman Hubert, o governo malinês já estava decidido comprar a aeronave, mas a decisão foi ratificada após visita da comitiva africana à sede da Embraer, no interior de São Paulo. “Ficamos surpresos e impressionados com o domínio tecnológico”, afirmou.

Cooperação

Segundo Jaques Wagner, é fundamental que o teor dos acordos de cooperação militar propostos pelos malineses seja analisado e submetido a estudos técnicos para que, então, seja marcada uma data para assinatura.

A preocupação do governo de Mali é obter consistência na área de Defesa e estabelecer ações para combater o narcotráfico e o terrorismo.

Acordos para preparação de tropas para missões de paz, como a que o Brasil lidera no Haiti (Minustah), também foram abordados na reunião. Segundo Jaques Wagner, esta troca de experiências e preparação de tropas para missões de paz independem de aprovação do Congresso.

A visita da comitiva do país africano ao Brasil começou nesta segunda-feira (2) e prossegue até a próxima sexta (6). Também estiveram presentes na reunião o chefe de Assuntos Estratégicos, general Menandro Garcia, o chefe de Gabinete do ministro, Silvio Albuquerque, e do secretário de Produtos de Defesa, Murilo Barbosa.

FONTE:Asscom

 

 

Sair da versão mobile