O Radar Meteorológico RMT 0200, fabricado pela IACIT, será inaugurado nesta quinta-feira (1) pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes. A inauguração acontece durante solenidade em comemoração aos 10 anos do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI, em São José dos Campos (SP).
A cerimônia começa às 10h e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do MCTI (www.youtube.com/mcti/live) e retransmitida na página da IACIT no Facebook (www.facebook.com/IACIT).
O Radar Meteorológico RMT 0200 está instalado em uma área doada pela Prefeitura de São José dos Campos para a futura sede definitiva do Cemaden/MCTI, que terá a pedra fundamental lançada pelo ministro. O terreno fica ao lado do Parque Tecnológico de São José dos Campos, que atualmente abriga o Centro “Esta inauguração é um marco na história da IACIT e uma grande contribuição para a autonomia tecnológica do Brasil na área de radares. O RMT 0200 é o primeiro radar banda S de dupla polarização em estado sólido fabricado no Brasil, desenvolvido com a mais avançada tecnologia, que poucos países dominam”, afirma Luiz Teixeira, presidente da
empresa.
O radar fabricado pela IACIT é capaz de identificar a formação, quantificar e classificar a intensidade de fenômenos meteorológicos em uma área de 400 quilômetros de raio, fornecendo ao Cemaden/MCTI dados precisos sobre o volume, a localização e a hora da ocorrência desses eventos.
As informações geradas pelo radar meteorológico da IACIT permitem que o Cemaden/MCTI aumente sua capacidade de emissão de alertas e prevenção de desastres, como deslizamento de encostas, inundações e alagamentos, por exemplo. Os alertas antecipados são enviados para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e aos municípios, para que possam adotar medidas de proteção à vida.
Celebração
Além da inauguração do Radar Meteorológico RMT 0200, a programação comemorativa aos 10 anos do Cemaden/MCTI inclui também a entrega da nova Sala de Situação e do Auditório, pelo ministro Marcos Pontes. Ao longo do mês, serão realizados encontros virtuais e seminários, marcando a criação e os avanços das atividades desenvolvidas pelo centro.
Criado em 2011, o Cemaden/MCTI tem como missão realizar o monitoramento e a emissão de alertas de desastres geo-hidrológicos, além de desenvolver e disseminar conhecimentos científico-tecnológicos. Atualmente, o centro monitora 959 municípios brasileiros, com cerca de 50 mil áreas suscetíveis a deslizamentos, inundações e enxurradas.