O Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), localizado no Rio de Janeiro (RJ), recebeu, no dia 18 de janeiro, a visita do Ministro da Defesa (MD), Embaixador Celso Amorim.
O Ministro e sua comitiva foram recebidos pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra. O propósito foi conhecer as atividades desenvolvidas pelo CASNAV.
Participaram do encontro o Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Contra-Almirante José Luiz Ribeiro Filho, e o Diretor do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), Contra-Almirante Humberto Moraes Ruivo, além do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Contra-Almirante (RM1) Paulo Roberto da Silva Xavier.
O Ministro Celso Amorim assistiu a uma apresentação realizada pelo Diretor do CASNAV, Contra-Almirante Almir Garnier Santos, sobre as áreas de atuação e os principais projetos desenvolvidos: “O CASNAV é uma Organização Militar prestadora de serviço na área de ciência e tecnologia. Trabalhamos com a missão de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da Marinha do Brasil e do País, visando sempre a eficiência na execução dos projetos solicitados por Organizações da Marinha e extra-Marinha”, ressaltou o Diretor.
Em seguida, a comitiva conheceu as instalações do CASNAV, com destaque para o Departamento de Engenharia de Sistemas. O Ministro conversou com a equipe responsável pela área de Avaliação Operacional, principal atividade do Centro, como também conheceu o Laboratório de Criptologia e Avaliação de Segurança em Sistemas. A visita terminou com uma demonstração do Simulador de Aviso de Instrução (SiAvIn), em uso na Escola Naval, no Colégio Naval e no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk.
“Esse esforço de modernização, quando é feito com investimento em equipamentos e tecnologia nacional, contribui para o crescimento da indústria no País. Tenho procurado, junto com o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, dar ênfase a este aspecto. É importante também continuar com o projeto da Corveta “Barroso”, que tem sua avaliação operacional feita pelo CASNAV. Dentro deste contexto, considero o trabalho desta Organização vital, não só para a Marinha, mas para a defesa e para o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, destacou o Ministro Celso Amorim.
Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Guerra, a visita do Ministro da Defesa foi de suma importância. “A tecnologia militar é um campo específico da área de pesquisa e desenvolvimento. O País só se torna independente se tiver domínio sobre seus armamentos e sistemas,” destacou.