O ministro da Defesa, Jaques Wagner, encerrou às 12h30 a visita que fez hoje ao Centro Experimental Aramar (CEA), em Iperó, na Região Metropolitana de Sorocaba, com elogios ao programa nuclear da Marinha.
“Esse é um dos projetos estratégicos do governo federal, do Ministério da Defesa, que está previsto na nossa estratégia nacional de defesa”, disse Jaques Wagner. “E esse investimento seguramente vai continuar, porque nós queremos chegar mais longe ainda.”
O Contra-Almirante André Luís Ferreira Marques, diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, informou que ao longo dos 36 anos do programa nuclear da Marinha foram investidos cerca de R$ 3,5 bilhões. “Nós estamos ainda programando mais meio bilhão (R$ 500 milhões) para terminar as nossas atividades em 2017, com o início do comissionamento do Labgene”.
O Labgene é o Laboratório de Geração Nucleoelétrica, unidade localizada em Aramar que vai abrigar o protótipo de um reator nuclear. O reator está previsto pela Marinha para entrar em operação em 2017.
Além de Ferreira Marques, Jaques Wagner também foi acompanhado pelo comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Na visita, que começou às 10:05hs, o ministro ouviu uma palestra apresentada pelo CA Ferreira Marques e visitou laboratórios de Aramar.
FONTE: JCS FOTOS: Erick Pinheiro