Ministro da Defesa conheceu a mira inteligente SMASH 3000 da Smart Shooter

Por Luiz Padilha

“One Shot, One Hit”

Gehr International & Cia apresentou o moderno sistema de mira inteligente SMASH 3000 da Smart Shooter para a unidade do PARASAR na Base Aérea de Campo Grande-MS, por ocasião do Exercício Conjunto Tápio 2022. Na ocasião, o Ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, visitaram a base e puderam conhecer o equipamento.

Sr. Milton Ferreira, diretor geral da Gehr International & Cia, apresentando a mira SMASH 3000 para o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Ministro da Defesa, acompanhado pelo Ten.Brig. Carlos de Almeida Baptista Júnior, Comandante da Aeronáutica, na BACG.

O Smash 3000 é o produto mais recente da SmartShooter na área de controle de tiro de alta tecnologia. Com um software sofisticado de processamento de imagens e um um hardware robustecido, a mira fornece uma solução fácil de utilização, com uma precisão inigualável.

Devido a esta tecnologia, o SMASH 3000 não é apenas mais uma mira ótica no mercado, e sim um sistema individual de controle de tiro altamente tecnológico. Através de um computador de núcleo duplo com processamento balístico sofisticado, o sistema pode reconhecer, engajar Drones e UAS, além de alvos terrestres que, devido a sua precisão, minimiza danos colaterais.

Sr. Hugo Goulart, consultor da área de defesa da Gehr International & CIA, preparando o mockup de fuzil com a mira SMASH 3000

O SMASH 3000 possui um filtro que permite executar o tiro sob condições de baixa visibilidade e à noite, proporcionando ao atirador um tiro preciso. O sistema é simples, bastando ao atirador identificar o alvo e marcá-lo, que o sistema irá processar as informações. Com o gatilho pressionado, basta levar o ponto da pontaria secundária que aparece no display a uma elipse que aparece sobre o alvo selecionado. Assim que o atirador juntar esses dois elementos, a arma dispara de forma autônoma, resultando no tiro preciso.

Mira inteligente SMASH 3000 da empresa israelense Smart Shooter

O SMASH 3000 é dotado de alta conectividade e conta com a capacidade de filmar e armazenar os tiros realizados por períodos de até 30 dias, além de realizar cálculos balísticos de forma ágil e confiável.

O uso por Forças Especiais com as dificuldades inerentes ao cenário onde normalmente operam, permite ao militar ter o alvo na mira da arma e o disparo só é feito quando o computador avançado de controle de tiro tomar a decisão em frações de segundo.

Sr. Hugo Goulart, consultor da área de defesa da Gehr International & CIA, demonstra para o militar americano a mira SMASH 3000

Em cenários complexos, é muito difícil para os soldados mirar com precisão em combate, sob esforço físico, fadiga, estresse e pressão mental. A mira SMASH 3000 ajuda o soldado a engajar e eliminar com precisão alvos terrestres, aéreos, estáticos ou móveis durante operações diurnas e noturnas.

Durante a preparação para a demonstração ao PARASAR, fiz algumas imagens do visor simulando o alvo com a elipse.

O disparo automático surpreende para quem não está acostumado, mas depois que o operador se acostuma, mirar e acertar o alvo é algo simples, devido a precisão do sistema.

O sistema de mira inteligente SMASH 3000 possui capacidade anti-drone com algoritmos de direcionamento integrados que podem rastrear e atingir até drones muito pequenos voando em alta velocidade, com alcance de até 250 metros. Forças hostis reúnem inteligência tática para utilizar drones em ataques diretos, pois são rápidos, silenciosos e ágeis, fazendo-os difíceis de combater, mesmo para atiradores habilidosos.

Fuzil IMBEL IA2

No último mês de agosto, foram realizados testes no estande de tiro General Darcy Lázaro em Brasília, pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), com o sistema de controle de tiro SMASH 3000 acoplado ao Fuzil IMBEL 5,56 IA2, adotado pelo Exército Brasileiro desde 2013.

Militar do Exército Brasileiro testando o fuzil IA2 com a mira SMASH 3000

Os testes foram realizados por militares da ativa e da reserva, onde foi observado a rapidez da integração entre o fuzil e a mira SMASH 3000, a qual ocorre apenas uma vez com o sistema calculando a precessão para os alvos em movimento, bem como avaliando a distância com base na imagem do objeto que o atirador plotou.

Outra vantagem é o fato de que a mira SMASH 3000 pode ser utilizada também na carabina IA2 e pelo fuzil IA2 calibre 7,62, através do trilho Picatynni.

Omer Levien, chefe de operações da Smart Shooter, testa o fuzil IMBEL IA2 com a mira SMASH 3000 em Brasília

Sair da versão mobile