A Raytheon Company entregou o lançador Rolling Airframe Missile (RAM) ao governo mexicano como parte do sistema de armas do navio de Patrulla Oceánica de Largo Alcance (POLA), uma Sigma 10514, marcando a primeira entrega de um produto RAM para um país da América Latina.
A Marinha Mexicana usará o RAM Block 2 para combater mísseis anti-navio inimigos. Esta versão é a mais recente e apresenta um motor maior, seção de controle avançado e um receptor de radiofrequência aprimorado.
“O RAM Block 2 protege navios contra uma longa lista de ameaças em constante evolução”, disse Mitch Stevison, vice-presidente da Raytheon Air and Missile Defense Systems. “Com o RAM protegendo sua fragata, o México não apenas melhora sua postura marítima, mas também expande seu apoio naval na segurança nacional e na defesa de rotas marítimas críticas”.
O sistema RAM é um dos sistemas de auto-defesa mais modernos existentes atualmente e serve para proteger navios de qualquer tamanho. Ele está instalado em mais de 165 navios de oito países, desde embarcações de ataque rápido de 500 toneladas até porta-aviões de 95.000 toneladas.