O Ministro da Defesa da Argentina,Agustín Rossi ,visitou a Base Naval de Puerto Belgrano, localizado ao sul da província de Buenos Aires, onde assinou um acordo com os Estaleiros Tandanor e Rio Santiago para a construção de novas embarcações para a Armada Argentina .
“Esta iniciativa não só nos permite recuperar a capacidade de produção dos nossos estaleiros, mas também, pela primeira vez depois de várias décadas, retomaremos a construção de navios para a nossa Armada”, disse o ministro, de acordo com um oficial que o acompanhava.
Agustín Rossi reinteirou que ” o Estado Nacional se impulsiona através de políticas ativas, e que a ideia para a construção inicial é de quatro navios-patrulha, dois avisos multiuso, e rebocadores portuários de oito toneladas, e que este ano ainda irá modernizar e aumentar o seu porto gerando mais empregos com mão de obra mais qualificadas. “
Além disso, durante sua visita, o ministro liderou uma cerimônia em reconhecimento aos fuzileiros navais que trabalhavam nas tarefas de combate aos incêndios florestais em Córdoba.
“As Forças Armadas, além de garantir a defesa do país e controlar as suas fronteiras a partir do espaço, aéreo, marítimo, fluvial e terrestre, têm tarefas complementares que são ponderadas pela sociedade, incluindo a participação nos desastres naturais”, disse Rossi e observou que “nos permite coordenar as ações para fortalecer os laços entre as forças armadas e a sociedade civil”.
Durante o dia, Rossi visitou a fragata ARA Libertad , onde cumprimentou os alunos que zarparam na quinta-feira, como parte do programa ‘une Mar 2013 “, que visa incentivar a juventude de todo o país para conhecer e navegar neste navio como formação principal.
Além disso, o titular da Defesa assinou um acordo que estabelece a formação de uma comissão de trabalho, composto por representantes do Ministério e da Marinha, que é responsável pelo desenvolvimento de um plano de recuperação cultural e do património arquitetónico de Puerto Belgrano.
Acompanhando o ministro da defesa estavam os ministros de Estratégia e Assuntos Militares Jorge Fernandez , da Ciência, Tecnologia e Defesa de Produção, Santiago Rodriguez , Assistência de Emergência Coordenação Militar, Maria Cecilia Rodriguez , e vice-secretário de Educação, Javier Araujo . Também participaram o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas , Luis Carena , e os titulares da Marinha, Gaston Erice , e da Força Aérea, Mario Callejo.
FONTE : infodefensa.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & Naval