MD aproxima indústria nacional de Defesa do Reino Unido




O Segundo Diálogo da Indústria de Defesa (DID) Brasil- Reino Unido ocorreu em Londres, envolvendo autoridades e representantes da Base Industrial de Defesa dos dois países e teve como objetivos proporcionar novas oportunidades de negócios, identificar possibilidades de desenvolver projetos em comum, aprofundar a cooperação bilateral no setor de produtos de Defesa e atrair investimentos externos.

Na abertura do evento, na embaixada do Brasil em Londres, o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa, Marcos Degaut, ressaltou que o Reino Unido é um parceiro estratégico e reforçou que é preciso avançar e aprofundar a cooperação mútua entre as duas nações no segmento. Também durante o evento, ocorreu a assinatura da carta de intenções entre o Ministério da Defesa do Brasil e a Organização de Defesa e Segurança do Reino Unido (DSO) sobre o fomento à Economia de Defesa.

O documento foi assinado pelo SEPROD, representando o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o Enviado Especial do Comércio do Reino Unido para o Brasil e membro do Parlamento britânico, Mark Prisk.

O documento estabelece um entendimento bilateral em que as partes se comprometem a manter o diálogo das Indústrias de Defesa, que foi projetado para facilitar o intercâmbio de informações e incentivar discussões públicas e privadas; promover o comércio e o investimento em Defesa como meio para o crescimento econômico; aperfeiçoar a competitividade através da inovação e do empreendedorismo; e compartilhar melhores práticas, fomentar o intercâmbio de conhecimento e fornecer assistência em áreas-chave.

“Creio que esse passo fortalece as históricas relações entre as nações, nos aproximando e ampliando as fronteiras de cooperação”, destacou o Secretário.

Ainda na abertura do evento, Degaut ressaltou como uma medida de extrema relevância a assinatura do memorando de entendimento entre o Ministério da Economia do Brasil e o Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido, ocorrida em 21 de agosto passado.

O documento tem como objetivo estimular o comércio entre os dois países e apoiar o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Secretário também enfatizou que o Governo Brasileiro desenha, de maneira inédita, uma política de fomento à Base Industrial de Defesa (BID), com o objetivo de colocar todos os atores relevantes intervenientes no processo de produção, exportação e financiamentos de Produtos de Defesa, dentro de uma mesma estratégia.

O foco é eliminar gargalos e burocracias, o que torna as empresas e os produtos brasileiros mais competitivos no mercado externo.

O evento contou com a participação do Major Paulo Comunale, do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa da SEPROD, que esclareceu aspectos sobre os programas estratégicos do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, além de oportunidades de investimentos no Brasil.

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Almirante Sérgio Ricardo Segóvia Barbosa, também participou do evento e falou sobre as oportunidades de investimento no Brasil.

Ainda em Londres, a partir desta terça-feira, 10, o Secretário participa da DSEI, evento de Equipamentos de Defesa e Segurança Internacional, que reunirá, até sexta-feira, 13, mais de 1,6 mil expositores e 35 mil participantes de mais de 50 países.

A ação faz parte do planejamento estratégico da SEPROD que tem, dentre outros, o eixo Econômico-Comercial, cujo objetivo é buscar novos caminhos para a resolução de questões que afetem a competitividade e sustentabilidade da indústria de defesa, observando as melhores práticas de política industrial internacionais e a necessidade da desburocratização do aparato público e da redução de custos de transações e de produção.

FONTE: SEPROD/MD

Sair da versão mobile