Schrobenhausen/Düsseldorf – O Information Technology and In-Service Support (BAAINBw), concedeu ao consórcio composto pela MBDA Deutschland GmbH e Rheinmetall Waffe Munition GmbH, um contrato para fabricar, integrar e apoiar os testes de um demonstrador de armas a laser para emprego naval.
A MBDA Deutschland será responsável pelo rastreamento, pelo console do operador e pela conexão do demonstrador de arma de laser ao sistema de comando e controle e a Rheinmetall, será responsável pela estação de arma de laser, o sistema de orientação do feixe, resfriamento e integração do sistema de arma de laser no recipiente do projeto do demonstrador da fonte de laser.
O demonstrador deve ser fabricado, testado e integrado até o final de 2021. Os testes serão realizados a bordo da fragata F124 Sachsen, da Marinha Alemã, e serão realizados em 2022.
Doris Laarmann, chefe de desenvolvimento de negócios de laser da MBDA Deutschland, disse que “O contrato é um passo importante no caminho para um sistema operacional de laser de alta energia. Nossas empresas aplicarão seus respectivos pontos fortes para tornar este projeto um sucesso para a Marinha Alemã. Depois de instalado, o demonstrador também será usado para testar aspectos importantes, como a interação e função do conjunto de sensores, sistema de gerenciamento de combate e de regras de engajamento”.
Alexander Graf, chefe do programa de armas a laser da Rheinmetall Waffe Munition, e o Dr. Markus Jung, que lidera o esforço de desenvolvimento de armas a laser da empresa, acrescentaram que “O contrato marca uma extensão sistemática do protótipo funcional de arma a laser, testado com sucesso nos últimos anos, com a experiência adquirida agora se encaixando em um dos projetos mais ambiciosos no campo de desenvolvimento de armas laser na Europa”.
Um desenvolvimento revolucionário na história da tecnologia de defesa, os lasers atacam alvos à velocidade da luz, operando com grande precisão e produzindo muito poucos danos colaterais. Um sistema demonstrador com essas capacidades em breve será testado em condições operacionais altamente realistas a bordo de uma fragata alemã.