MBDA conquista primeiro contrato para seu novo sistema Albatros NG

Por Xavier Vavasseur

Albatros NG é um sistema de Defesa Aérea Naval (NBAD) de nova geração, baseado no CAMM-ER, que é a variante de alcance estendido da família de mísseis modulares antiaéreos comuns (CAMM) já entregue a clientes em todo o mundo para ambos os tipos, terrestre e para defesa aérea naval.

De acordo com os termos deste pedido recente, o Albatros NG estará em serviço em 2024.

Albatros NG, deriva seu nome dos sistemas antigos Albatros que estiveram em serviço com a Marinha italiana e expostado para vários clientes por anos. O sistema é adequado para diferentes tipos de embarcações com capacidade de defesa aérea para plataformas que vão desde navios de patrulha e corvetas. Também permite uma camada complementar para navios maiores, como fragatas e destróieres já equipados com um sistema de defesa aérea de longo alcance. Pode ser facilmente integrado, sem mudanças significativas, no design dos navios; seu Comando e Controle (C2) é projetado para permitir integração flexível com os novos e existentes Sistemas de Gerenciamento de Combate (CMS) navais.

O míssil CAMM-ER é capaz de fornecer defesa própria e local contra a ameaça aerotransportada em evolução a distâncias superiores a 40 km, sendo integrado aos novos sistemas de defesa aérea baseados em solo para o Exército Italiano e a Força Aérea Italiana. Os sistemas da família CAMM já foram entregues ao Exército Britânico, à Marinha Real e a vários outros países.

Os sistemas de defesa aérea que utilizam os mísseis CAMM e CAMM-ER podem fornecer às forças armadas proteção avançada contra a ameaça aérea em constante evolução, incluindo aeronaves tripuladas e não tripuladas, munições guiadas com precisão, mísseis de seguimento de terreno / seaskimming e baixa seção transversal de radar (RCS), tudo na presença das mais recentes contramedidas.

Comentários do Naval News: O cliente do Albatros NG poderia ser a Marinha do Brasil para sua futura fragata classe Tamandaré.

NOTA DO EDITOR: Seria o Albatros NG, o futuro míssil de defesa antiaérea das fragatas classe Tamandaré da Marinha do Brasil? A Marinha do Brasil optou pelo sistema CAMM quando anunciou o consórcio vencedor para a construção da classe Tamandaré. O anúncio do novo cliente menciona ser o CAMM-ER, e a data de 2024 para entrada em serviço, gerando no autor a dúvida como consta no seu texto acima. Quem sabe não é uma evolução da classe. Só nos resta aguardar para conferir.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

Sair da versão mobile