Marinha dos sonhos do Paquistão cada vez mais distante?

Enfrentando sérios problemas financeiros e uma relação delicada com os EUA, os planos de modernização da Marinha do Paquistão parecem estar em perigo diante do  improvável processo de aquisição de material excedente dos EUA.

O ex-adido de defesa australiano no Paquistão, Brian Cloughley, diz que a economia problemática do Paquistão significa “A Marinha não irá receber tanto quanto ela precisa em termos de equipamento”, aumentando assim a importância de obtenção de equipamentos excedentes de outras procedências.

A muito tempo, o Paquistão esperava por obter até seis fragatas da classe Oliver Hazard Perry para substituir suas 6 fragatas Type-21 (ex-Royal Navy) adquiridas na década de 1990.

Em 2005, as fragatas da Classe Oliver Hazard Perry (OHP),  USS  Elrod e USS Kaufmann foram alvo de especulação para serem transferidas para o Paquistão. No entanto, apenas a USS McInerney foi transferida em 2010, e atualmente carece de seu helicóptero orgânico ASW e mísseis, embora equipada com um novo sistema de gerenciamento de combate turco, indica que ela, pelo menos por enquanto, deve ser conservada.

Seis fragatas OHP da US Navy serão retiradas de serviço no ano fiscal de 2013, no entanto, foram  oferecidas essas fragatas ao México, Taiwan e Tailândia, com Taiwan querendo pelo menos quatro unidades para substituir suas oito fragatas da Classe Knox.

Por enquanto, o Paquistão não foi mencionado em nenhuma documentação oficial sobre a nova transferência de fragatas da Classe OHP. Fontes na seção de defesa da Embaixada dos EUA no Paquistão foram incapazes de dar qualquer informação adicional, ou dizer se algum avião de patrulha P-3C Orion seria disponibilizado para substituir os dois destruídos em um ataque terrorista de 2011. A Marinha do Paquistão não respondeu a um pedido de informações.

Cloughley disse ser  improvável a obtenção de novas fragatas OHP por hora, e que tanto os EUA quanto o Reino Unido (que tem até quatro Destroyers do Tipo 42 disponíveis para compra) estão “relutantes” em fornecer essas embarcações de combate , pois encontrarão fortes objeções indianas. Com base em anúncios anteriores, o Paquistão gostaria de no futuro possuir uma força combatente de superfície, incluindo seis Fragatas OHP e um lote de quatro fragatas chinesas  F-22P Zulfiquar, seguida de mais um lote de 2 ou 4 fragatas da mesma classe.

FONTE: Defense News

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile