A agência de notícias russa TASS, publicou em seu site que a Marinha do Brasil estaria interessada em adquirir as corvetas russas Projeto 2032 Tiger, que podem ser equipadas com mísseis de cruzeiro Kalibr ou mísseis anti-navio Yakhont, dois sistemas de defesa aérea Kashtan-M e canhão A-190 de 100-mm.
Imediatamente a Marinha do Brasil emitiu a nota de esclarecimento abaixo, onde cita apenas a visita feita à um estaleiro russo para ver o modelo que possui similaridades com o projeto da Corveta Tamandaré.
Senhor jornalista,
Em relação à matéria divulgada hoje, 27 de junho, no site da agência de notícias Tass, intitulada“Brazilian Navy interested in Russian corvettes”, a Marinha do Brasil esclarece que o Diretor-Geral do Material da Marinha e o Diretor de Sistemas de Armas da Marinha estão participando do Salão Naval Internacional de Defesa, no período de 26 de junho a 02 de julho, em São Petesburgo. No dia de hoje, estiveram no estaleiro citado na matéria a fim de visitar um navio que guarda características com o Projeto das Corvetas Classe Tamandaré (CCT), apenas com o propósito de conhecê-lo. Ressalta-se que a empresa estatal Rosoboronexport é uma participante, entre outras 20 empresas, no processo licitatório do Projeto CCT.
Atenciosamente,
Contra-Almirante
Diretor