Em 23 de abril, a Armada da Venezuela recebeu formalmente nas instalações da Navantia, na bahia de Cadiz, o navio de patrulha oceânica AB Kariña (PC-24), através da cerimonia de hasteamento do pavilhão venezuelano no moderno navio.
A construção deste patrulheiro se iniciou em maio de 2009, com a quilha batida em junho de 2010. Com a entrega do AB Kariña, chega ao final os trabalhos de construção, instalação, provas de mar e integração dos sistemas, deste OPV que foi o último a ser construído na Espanha.
A cerimonia de entrega do quarto OPV, PC-24, marca também o final das atividades administrativas e de suporte logístico da Missão Naval Venezuelana na Espanha. A Armada da Venezuela contratou a construção de 8 OPVs, 4 destes do tipo de vigilância de litoral e os outros 4 do tipo de patrulha oceânica.
Assistiram o ato de entrega o embaixador da Venezuela na Espanha, diversas autoridades civis espanholas, do alto comando naval venezuelano se contou com a presença do comandante geral da Armada, comandante Naval de Logística, comandante da Esquadra e Inspetor Geral, entre outros. Representando a Armada da Espanha, assistiram o almirante da Frota e almirante de Apoio Logístico na Bahía de Cádiz.
O último navio de Vigilância de Litoral, o “Tamanaco”, será construído e posteriormente entregue pelo estaleiro da estatal venezuelana Dianca. Apesar disso, a Navantia tem uma oferta apresentada pela Venezuela para a ampliação do número de patrulheiros e apoio ao ciclo de vida de todas as unidades.
Características de los Patrulleros Oceánicos de Vigilancia:
Eslora: 98,9 metros
Manga: 12,6 metros
Velocidad Máxima: 24 nudos
Velocidad de Crucero: 18 nudos
Desplazamiento: 2.450 toneladas
Autonomía: 3.500 millas náuticas a 18 Nudos.
Dotación: 72 Tripulantes.
Por:Peter Watson